Poluição do ar em São Paulo corresponde a fumar quase 1500 cigarros por ano
308
Compartilhamentos

Poluição do ar em São Paulo corresponde a fumar quase 1500 cigarros por ano

Último Vídeo

Não é preciso visitar São Paulo para saber que a poluição é um dos maiores problemas da cidade. Os dados são mostrados na televisão e as informações estão disponíveis na internet, mas será que as pessoas têm noção dos riscos de saúde que estão correndo diariamente apenas por morar na maior cidade do país?

Por mais que o tempo que os moradores passam no trânsito pareça um atraso de vida, a real questão é que o ar a que elas estão expostas é nocivo para a saúde e pode desencadear uma série de doenças como Alzheimer, Parkinson ou problemas de infertilidade.

Os casos de mortes prematuras, por exemplo, superam os óbitos causados pela AIDS, tuberculose e H1N1. Por dia, a poluição inalada por uma pessoa corresponde a 4 cigarros. Uma simples conta nos permite concluir que é como se um morador de São Paulo fumasse obrigatoriamente 1460 cigarros por ano.

Todos esses números e alguns outros podem ser conferidos nos vídeos do projeto “São Paulo Merece Um Ar Mais Limpo”. O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas para que elas possam mudar essa situação e desfrutar de uma vida mais saudável. Confira algumas das propostas da iniciativa:

  • Prefira o transporte coletivo;
  • Na hora de comprar um carro, leve em consideração o preço, o modelo e a poluição;
  • O carro tem 5 lugares, aproveite todos eles;
  • Não deixe o motor do seu veículo ligado à toa;
  • Faça a inspeção veicular, pois um carro regulado consome menos combustível e polui menos;
  • Deixe o carro em casa e vá a pé sempre que possível;
  • Use a bicicleta – ela é um meio de transporte econômico, sustentável, saudável e divertido;
  • Divulgue a causa e faça a sua parte por uma cidade mais limpa.

Logicamente, as medidas propostas pelo grupo valem para qualquer cidade. Se você conseguir seguir esses princípios sempre que possível, estará contribuindo para um mundo melhor onde que quer você esteja.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.