Estar em forma melhora a saúde dos seus dentes e das suas gengivas, sabia?

15/09/2017 às 04:322 min de leitura

Manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são duas das medidas mais importantes para quem quer ter uma boa saúde e manter o peso corporal equilibrado.

Uma pesquisa recente, realizada na Tailândia, mostrou que essa questão da saúde de quem está com um bom condicionamento físico vai mais além do que a gente imaginava. Ao que tudo indica, isso é algo que deixa nossos dentes e nossa gengiva mais saudáveis também.

Os pesquisadores que realizaram o estudo contaram com 160 pessoas, e a análise de seus dados de saúde revelou que os voluntários com sobrepeso ou obesos (com IMC acima de 23) tinham mais chances de desenvolver doenças bucais em relação às pessoas com o peso considerado dentro do normal.

Resultados

Uma pessoa deitada

As pessoas com IMC de 25 ou mais tinham seis vezes mais chances de apresentar periodontite, que é uma infecção grave das gengivas que, se não tratada, pode prejudicar toda a área da mandíbula.

Esses indivíduos com sobrepeso também estavam com mais células brancas em ação, o que indica que seus sistemas imunológicos estavam lutando para combater algum tipo de infecção.

A relação entre excesso de peso e saúde bucal está no fato de que as células de gordura aumentam as chances de o corpo desenvolver processos inflamatórios, o que pode contribuir para o aparecimento de diversas doenças, inclusive as bucais.

Bora malhar!

David Schwimmer

Basicamente, as células de gordura produzem hormônios e reações químicas que faz com que o corpo entenda que o sistema imunológico está sendo atacado. Em seguida, as células brancas entram em ação e estimulam uma reação inflamatória – como as células de gordura continuam presentes, esse ciclo se repete várias vezes.

É por causa desse sistema de ataque e de defesa que a saúde de pessoas obesas fica mais em risco, fazendo com que elas fiquem mais propensas a desenvolver doenças do coração, diabetes, artrite, alguns tipos de câncer e também doenças dentárias.

Não é a primeira vez que estudos sobre a saúde bucal são relacionados com o desenvolvimento de outras doenças – e todas elas são menos prováveis em pessoas que se alimentam bem e que praticam algum tipo de atividade física.

Até que mais pesquisas sejam realizadas, o que você pode fazer é consumir alimentos naturais (frutas, verduras, legumes), ricos em fibras e que tenham pouco sódio e pouco açúcar. Além disso, colocar o corpo em movimento é sempre uma boa escolha – agora você sabe que a saúde dos seus dentes também agradece.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: