Existe um sintoma de depressão sobre o qual não ouvimos falar

30/04/2019 às 05:002 min de leitura

Falar sobre saúde mental é cada vez mais importante, e a depressão é, sem dúvida, uma discussão interessante dentro desse assunto. A doença se manifesta pela presença de diversos sintomas, entre eles perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, falta ou excesso de sono e fome, apatia, sentimento de culpa, mudanças de humor, isolamento social e irritabilidade.

Um estudo publicado na revista Psychological Science nos mostra que um dos sintomas da depressão é também a incapacidade que a pessoa pode ter de diferenciar emoções negativas como culpa, raiva e frustração.

A pesquisa contou com a participação de pacientes que têm a doença. Eles fizeram relatos de suas emoções em intervalos aleatórios ao longo de 1 semana. De acordo com Dr. Emre Demiralp, um dos autores do estudo, a falta de distinção entre essas emoções nos impede de resolver os problemas.

“É difícil melhorar a sua vida sem saber se você está triste ou irritado por algum aspecto. Por exemplo: imagine não ter um indicador independente que mostre o nível de gasolina do seu carro – seria um desafio saber quando parar para abastecer. Queríamos investigar se as pessoas com depressão clínica tinham medidores emocionais informativos e se experimentavam emoções com o mesmo nível de especificidade e diferenciação como as pessoas saudáveis”, disse ele, em declaração publicada no The Independent.

Estudo

lisa simpson

Os participantes da pesquisa tinham que dizer quais sentimentos, entre 11 citados, eles experimentavam – dessas emoções, sete eram negativas. Os pacientes assinalaram momentos quando se sentiam tristes, ansiosos, bravos, frustrados, envergonhados, com nojo ou culpados. As emoções positivas eram de felicidade, animação, sensação de alerta e se sentir ativo.

As pessoas com diagnóstico de depressão clínica praticamente não conseguiram diferenciar as emoções negativas que estavam sentindo – quem não tem depressão, no entanto, não apresenta essa mesma dificuldade.

No caso das emoções positivas, tanto pacientes deprimidos quanto os não deprimidos podem diferenciar com clareza os sentimentos. Para Dr. Demiralp, esses resultados nos mostram que ser específico sobre os sentimentos negativos que se tem pode ser um bom indicativo de saúde mental.

Ele nos aconselha a não dizer apenas que estamos nos sentindo mal, mas a especificar sempre qual sentimento é mais proeminente: “É raiva, vergonha, culpa ou alguma outra emoção? Isso pode ajudar você a contornar essas emoções e a melhorar sua vida”, explicou.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: