Carnes gordurosas no café da manhã fazem menos mal para a saúde

26/05/2021 às 11:302 min de leitura

Pesquisadores da Universidade Médica Harbin, China, revelaram que comer frituras e carnes gordurosas no café da manhã faz menos mal para a saúde do que comê-las no jantar, chegando até mesmo a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Segundo artigo publicado no Endocrine Society's Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, os especialistas chineses utilizaram um estudo em larga escala com 27.911 adultos norte-americanos, realizado para observar dietas e avaliar os impactos no sistema cardiovascular após a ingestão de pratos com legumes, carboidratos e carnes gordurosas, como bacon, salsicha, frituras e outras comidas processadas. 

Por dois dias, a equipe coletou dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) e questionou os participantes sobre suas rotinas alimentares no café da manhã e no jantar, a fim de entender de que forma a combinação entre diferentes tipos de substratos de energia pode impulsionar o surgimento de condições cardiovasculares como insuficiência cardíaca congestiva, ataque cardíaco e derrame.

(Fonte: She Knows / Reprodução)(Fonte: She Knows / Reprodução)

Os resultados mostraram que comer carnes gordurosas e carboidratos refinados — grãos e produtos derivados de grãos — traz menos malefícios à saúde se feito no café da manhã do que em períodos noturnos. 

Além disso, dietas que substituem esses alimentos mais pesados por legumes — especialmente no período da noite — podem diminuir as doenças cardíacas em até 10%.

Alerta: comidas gordurosas continuam sendo restritas?

Vale reforçar que a pesquisa não apontou que comer carnes gordurosas faz bem para a saúde, apenas afirmou que há preferência para que essa dieta ocorra em período matutino. Comer muita gordura saturada, carnes processadas e açúcares continua sendo prejudicial ao organismo caso haja excesso ou desequilíbrio, e a necessidade de balancear essas refeições com carboidratos integrais e com a redução de gordura é o caminho mais adequado para evitar riscos ao sistema cardiovascular, visto que doenças relacionadas são a causa número um de morte em todo o mundo, conforme os pesquisadores.

"O tempo da refeição, juntamente com a qualidade dos alimentos, são fatores importantes a serem considerados ao procurar maneiras de reduzir o risco de doenças cardíacas", concluiu o autor do estudo, Ying Li. "É sempre recomendado comer uma dieta saudável, especialmente para aqueles com alto risco de doenças cardíacas, mas descobrimos que comer carne e carboidratos refinados no café da manhã em vez de jantar estava associado a um risco menor."

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: