Ciência
23/04/2021 às 06:00•2 min de leitura
O cachorro-quente é certamente um dos alimentos mais tradicionais do planeta e ele praticamente já se tornou um tipo de comida com uma identidade própria em cada país, sendo adaptado de forma única e com características bem marcantes em relação às diferentes culturas. Dessa forma, o prato não configura apenas como um lanche delicioso para se comer a qualquer hora, mas também como experiência gastronômica que carregada de cultura.
Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais e mais interessantes cachorros-quentes espalhados pelo mundo para que você possa ver como é um prato flexível que possibilita o uso da criatividade.
Fonte: Alpaksoy - Getty Images / Reprodução)
Tradicional em países da América Latina, o Salchipapa vem em um formato diferente dos cachorros-quentes tradicionais, sendo apresentado em um prato com batatas-fritas e a salsicha em rodelas. A refeição se destaca pela composição de molhos e condimentos, podendo ser comido com maionese, mostarda, ketchup, molho de pimentão, queijo e outros.
(Fonte: Hugo Uys / Reprodução)
Boerewors é um tipo de salsicha sul-africana no estilo blend que combina carne-moída bovina com cordeiro ou porco e tem um processo de cozimento diferenciado em relação às salsichas tradicionais. O cachorro-quente que possui como base esse tipo de salsicha é temperado com vinagre de malte, sementes de coentro, pimenta-do-reino, noz-moscada e outras ervas, e pode ser combinado com diversos acompanhamentos, como molhos, batata e saladas.
(Fonte: Visit Argentina - Instagram / Reprodução)
Originário de Tucumán, na Argentina, o cachorro-quente Panchuker pode parecer apenas um crepe de rua para quem o vê, mas é repleto de ingredientes em seu interior. Em uma massa feita com farinha, leite, ovos, sal e pimenta, a salsicha é inserida com maionese e molho golf (a versão argentina do nosso molho rosê) para criar um sabor característico, sendo acompanhada, claro, por batatas-fritas, ketchup e mostarda.
(Fonte: Tourism Authority of Thailand / Reprodução)
Sob uma massa fina de crepe tailandês, que pode ter base doce ou salgada, uma salsicha é enrolada com inúmeras outras iguarias, como molho de pimenta, amendoim picado e vegetais frescos. Com releituras diferentes, o prato também pode incluir ovo, creme doce, carnes picadas e muito mais, sendo uma verdadeira explosão de sabores na boca.
(Fonte: JanneM - Flickr / Reprodução)
O Tunnbrödsrulle sueco é um conceito totalmente diferente de cachorro-quente e se destaca por ser um lanche completo e muito recheado. Nele, a salsicha é enrolada em um pão de massa fina com purê de batatas, pepino, tomate, alface, cebola frita, ketchup, mostarda e até mesmo salada de camarão.