7 benefícios da alface para o corpo humano

29/06/2021 às 14:302 min de leitura

Presente em receitas de hambúrguer ou em saladas de folhas, a alface é um alimento rico em nutrientes importantes para a nossa saúde e serve como um excelente acompanhamento para a maioria das refeições do dia. Mas você tem ideia de quais são os benefícios que esse vegetal pode gerar para o nosso corpo?

Por possuir um enorme arsenal de vitaminas, minerais e fibras, a alface equilibra os processos do organismo e revigora nosso sistema imunológico, sendo uma comida ideal para a prevenção de doenças e até mesmo relaxamento do corpo e da mente. Pensando nisso, nós separamos uma lista com motivos para você começar a comer alface agora mesmo. Olha só!

1. Fortalecendo sistema imunológico

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como dito anteriormente, o consumo da alface é ótimo para se manter protegido de problemas de saúde. Por ser fonte de vitamina C, suas folhas ajudar a livrar o corpo de resfriados, gripes e outras inflamações comuns no cotidiano.

Pessoas que costumam incluir a alface em suas dietas melhoram os sistemas de defesa do organismo e passam a ficar menos doentes do que aquelas com uma alimentação desequilibrada.

2. Emagrecimento saudável

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você está buscando uma boa forma de emagrecer, saiba que se alimentar de alface pode te ajudar no processo de perda de peso saudável. Além de ser uma verdura com pouquíssimas calorias, as fibras da alface fornecem uma sensação de saciedade e criam um cenário favorável para que você perca peso.

Para se ter ideia, cada 100 gramas dessa hortaliça possuem, em média, apenas 15 kcal. Excelente pedida para uma dieta, não?

3. Livre de cãibras

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quem costuma praticar atividades físicas pode sofrer com cãibras musculares durante os treinos. Porém, o consumo da alface é uma ótima ferramenta para diminuir essas dores no corpo.

Como as suas folhas são ricas em potássio, elas previnem o corpo de sofrer com uma condição chamada hipocalemia — caracterizada pelos baixos níveis do mineral no sangue.

4. Saúde dos olhos

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Você provavelmente já deve ter escutado que comer cenouras faz bem para os olhos, pois então saiba que o mesmo vale para um prato de alface. As fontes de vitamina A presentes no alimento são ótimas aliadas contra a degeneração macular e a catarata, dois problemas graves na saúde dos olhos com o passar dos anos.

Além disso, esse micronutriente também ajuda a evitar outros problemas oculares como a xeroftalmia e a cegueira noturna.

5. Funcionamento do intestino

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Comer alface é sinônimo de intestino saudável e funcionamento corretamente. Quando nos alimentamos dessa hortaliça, as fibras presentes no vegetal são responsáveis por prevenir a constipação e a prisão de ventre e fazem com que o trato intestinal trabalhe corretamente.

A água presente nas folhas também ajuda na hidratação das fezes, facilitando a evacuação e ajudando com que você se sinta menos inchado. 

6. Ossos fortalecidos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quem se alimenta de alface também possui a garantia de ossos mais fortes e resistentes. Isso acontece porque o vegetal é rico em cálcio, mineral responsável pela calcificação das estruturas corporais. 

Outro destaque importante é a presença da vitamina K, um nutriente que garante a fixação do cálcio no organismo e deixa a saúde óssea completamente em dia.

7.  Prevenção contra anemia e doenças cardíacas

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A vitamina B3, presente na alface, é ótima para ajudar a diminuir os níveis de colesterol "ruim" no nosso corpo. Isso faz com que o organismo humano se torne mesmo propenso a desenvolver doenças cardiovasculares e com que o coração siga operando normalmente.

Por fim, os níveis de ferro ajudam a afastar a fadiga, cansaço, mal-estar e outros sinais de anemia do corpo. Esse processo é principalmente efetivo quando inclui-se brócolis e couve na dieta. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: