Alface cor-de-rosa: posso comer ou devo jogar fora?

25/06/2021 às 12:302 min de leitura

Embora a alface seja um alimento com poucas calorias, refrescante, rico em vitamina A e C, além de calmante e ótimo para o coração e sistema imunológico, não é incomum que algumas pessoas retirem essas folhas do seu lanche ou da sua salada. As preocupações geralmente são de uma contaminação com bactérias por possível má higienização.

Fonte: StockSnap/PixabayFonte: StockSnap/Pixabay

No entanto, apesar de não haver nenhuma ligação entre comer alface velha e qualquer tipo de intoxicação alimentar, é preciso ficar atento quando as folhas estiverem pegajosas, com um cheiro desagradável, ou, se for embalada em supermercado, com a data de validade vencida.

Por isso, os cuidados já devem ser tomados na hora da compra, optando sempre pelo alimento fresco, que deve apresentar uma cor brilhante, firme e sem qualquer tipo de manchas. Se as folhas estiverem amassadas, amareladas ou com pontos escuros, não compre! E, como a alface se estraga rapidamente, o ideal é conservá-la em geladeira, dentro de saco plástico, por no máximo quatro dias.

Por que a alface fica cor-de-rosa?

Fonte: Euphytica/ReproduçãoFonte: Euphytica/Reprodução

A coloração rosada das folhas de alface está relacionada a um fenômeno conhecido como "costela cor-de-rosa", que ocorre quando as "costelas", no caso as projeções da cabeça da alface, mudam sua cor, do tradicional branco, para um tom rosa. Um estudo realizado em 2017, e publicado na revista científica Euphtica, explicou que isso se deve à maturação natural da alface ou a armazenamento em temperaturas inadequadas

A conclusão da pesquisa foi que, apesar da cor, a alface pode ser consumida com segurança, desde que as folhas estejam ainda frescas. Em outro estudo, feito para o site de alimentação Eat or Toss?, uma doutoranda em horticultura pela Universidade da Flórida, Catherine Belisle, afirmou não ter constatado "nenhum sintoma de deterioração por microrganismos ou fungos". 

Fonte: Tudo Misturado RJ/ReproduçãoFonte: Tudo Misturado RJ/Reprodução

Resumindo: se sua alface estiver com alguns pontos cor-de-rosa, mas estiver sequinha e crocante, ela está boa para comer. Se estiver com uma cor mais para o marrom do que para o rosa, pode ser resultado de oxidação que, embora não traga riscos imediatos para a saúde, não traz também nenhum benefício. Nesse caso, melhor levar tudo para sua pilha de compostagem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: