Ciência
02/05/2021 às 04:00•4 min de leitura
Sabe aquela história que as pessoas se preocupam apenas com a quantidade de calorias que tem em um alimento? Nutrição não é somente contagem de calorias, claro, mas sim manter uma alimentação saudável associada ao equilíbrio de consumo de calorias. Por isso, vamos ver a seguir algumas comparações surpreendentes da representação calórica de alguns alimentos. Será que eles valem a pena?
Segundo o Ministério da Saúde, "a caloria é a unidade de 'calor' usada na Nutrição. Esta unidade é a medida de energia liberada a partir da queima (digestão) do alimento e que é, então, utilizada pelo corpo".
Refrigerante e suco de laranja
O refrigerante é uma bebida bem calórica, pois contém uma grande quantidade de açúcar. E é um exemplo de caso que não há em seus componentes nem vitaminas, nem minerais. As substâncias que estão mais presentes nesta bebida são açúcar e sódio. Vale lembrar que o refrigerante zero é considerado zero por não possuir calorias, mas em sua composição há níveis elevados de sódio.
Já o suco de laranja é mais calórico do que o refrigerante, mas é uma bebida mais saudável — desde que não tome em grandes quantidades, pois, há muito açúcar, mais especificamente a frutose, proveniente da laranja. É também uma bebida rica em vitamina A, B9, C e minerais, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio.
Lanche e refeição completa
Lanches de fast-food são muito calóricos e não atendem às nossas necessidades. Claro que dá para comer de vez e quando e matar a vontade, mas realmente não é uma opção vantajosa. A qualidade do hambúrguer (proteína) não é a mesma de uma carne de boa procedência, há molhos, condimentos e queijos gordurosos, sem contar que não é um alimento fresco e caseiro.
Já a refeição completa é composta por 45 g de arroz branco, 80 g de feijão, um filé médio de miolo de alcatra gralhado, uma colher de servir rasa de batata cozida, uma colher de servir cheia de escarola refogada, alface, tomate e cenoura. Uma refeição supercompleta. Comida saudável, com variedade, sem excesso de gorduras e carboidratos, e proteína de qualidade.
Cream Cracker e pão francês
A bolacha cream cracker é mais calórica por possuir gordura saturada e uma quantidade considerável de sódio. Outro fator que tira a bolacha de cogitação é que ela não proporciona a mesma saciedade que o pão, exigindo um consumo maior.
Assim, o pão, menos calórico que a bolacha, é também considerado mais saudável por não ter gordura, nem uma quantidade excessiva de sal (apesar de ter uma quantidade significante também). Não faz mal comer um pãozinho por dia, não é mesmo?
Bala de goma e chocolate 70%
Facilmente, vendo um filme, você pode comer um pacotinho inteiro de bala de goma sem nem perceber. O grande problema é a quantidade de corantes, estabilizantes, aromatizantes e outros tipos de química que são colocados. Além disso, há muito açúcar, o que não contribui em nada para a saúde.
O chocolate 70% cacau tem muito menos calorias e é uma opção muito mais saudável para o dia a dia, vale a pena investir.
Isotônico e água de coco
Observando que suas calorias são equivalentes, sempre opte por produtos naturais, que possam oferecer maiores benefícios à saúde. Mas claro, isso tudo depende do seu objetivo ao tomar estas bebidas.
Chá e café
Duas bebidas com um nível calórico muito baixo — o que vai determinar o aumento energético é: você vai adoçar estas bebidas? A melhor opção, sempre, é não adoçar.
Sorvete industrializado e sorbet
O sorvete industrializado é feito à base de leite e açúcar, o que o faz ser mais calórico em relação ao sorbet, que é apenas feito com base de água e frutas.
Macarrão instantâneo e Macarrão à bolonhesa
O macarrão instantâneo é disparadamente mais calórico que o tradicional, pois ele nada mais é do que um macarrão frito. Por ser um produto que não agrega nutricionalmente, ele deve ser evitado. O clássico macarrão, apesar de ter sua composição de carboidratos, que proporciona energia, pode ser acompanhado por uma carne ou por um molho de carne para acrescentar valor nutricional.
Nachos e Batata doce roxa chips
Na comparação de salgadinhos dá para observar algo bem estranho: como um produto considerado mais saudável possui mais calorias? Pois é, isso acontece porque há uma grande quantidade de gordura nesses salgadinhos para adquirirem o sabor e a textura desejados. Os nachos, porém, contêm mais sódio e menos fibras.
Pizza e salmão
Por pouca diferença, o temaki acaba tendo menos calorias que um pedaço de pizza, e isso se deve ao fato de conter muita proteína (mesmo o salmão tendo uma quantidade considerável de gordura). O pedaço de pizza acaba sendo mais calórico pela presença de carboidrato (massa) e da gordura do queijo.
Paçoca e Amendoim
Apesar de a paçoca ser menos calórica, ela possui muito açúcar em sua composição. Já o amendoim é altamente calórico, mas possui gorduras boas. Basta consumir ambos com moderação.
Batata frita e batata assada
A grande diferença da batata frita para a assada é a quantidade de gordura e sua qualidade. Na fritura é feita imersão, o que necessita de muito óleo. Já para a batata assada, normalmente é usado o azeite apenas como tempero e em poucas quantidades.
***
É importante analisar o que os alimentos irão te proporcionar e não apenas se ater a quantidades de calorias. O ideal é manter uma alimentação saudável com moderação, variedade e equilíbrio, vendo sempre se certo alimento é nutricionalmente rico em minerais, vitaminas e macronutrientes, gorduras, carboidratos e proteínas. Consulte um nutricionista sempre que tiver dúvidas.
Nota final: as medidas comparativas servem apenas para deixar esta analogia visual; de maneira alguma é uma indicação de quantidade correta para ser consumida ou algo do tipo. Para isso, é necessário um plano alimentar individual feito por um nutricionista. Os valores calóricos são números aproximados e não exatos.