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Comparações calóricas de alimentos que vão te deixar de boca aberta!

Sabe aquela história que as pessoas se preocupam apenas com a quantidade de calorias que tem em um alimento? Nutrição não é somente contagem de calorias, claro, mas sim manter uma alimentação saudável associada ao equilíbrio de consumo de calorias. Por isso, vamos ver a seguir algumas comparações surpreendentes da representação calórica de alguns alimentos. Será que eles valem a pena?

O que são calorias?

Segundo o Ministério da Saúde, "a caloria é a unidade de 'calor' usada na Nutrição. Esta unidade é a medida de energia liberada a partir da queima (digestão) do alimento e que é, então, utilizada pelo corpo".

Quantas calorias tem 1 g de determinadas substâncias, ou seja, quanto de energia fornecem?

  • 1 g de carboidrato: 4 kcal
  • 1 g de proteína: 4 kcal
  • 1 g de álcool: 7 kcal
  • 1 g de gordura: 9 kcal

1. Refrigerante com açúcar vs. Suco de laranja natural sem açúcar

  • Refrigerante de cola lata (350 ml): 119 kcal
  • Suco de laranja sem açúcar (350 ml): 156 kcal

Refrigerante e suco de laranjaRefrigerante e suco de laranja

O refrigerante é uma bebida bem calórica, pois contém uma grande quantidade de açúcar. E é um exemplo de caso que não há em seus componentes nem vitaminas, nem minerais. As substâncias que estão mais presentes nesta bebida são açúcar e sódio. Vale lembrar que o refrigerante zero é considerado zero por não possuir calorias, mas em sua composição há níveis elevados de sódio.

Já o suco de laranja é mais calórico do que o refrigerante, mas é uma bebida mais saudável — desde que não tome em grandes quantidades, pois, há muito açúcar, mais especificamente a frutose, proveniente da laranja. É também uma bebida rica em vitamina A, B9, C e minerais, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio.

2. Lanche de fast-food vs. Refeição completa ("Prato feito")

  • Lanche fast-food: 529 kcal
  • Refeição completa (arroz, feijão, carne, salada, verduras e batata): 411 kcal

Lanche e refeição completaLanche e refeição completa

Lanches de fast-food são muito calóricos e não atendem às nossas necessidades. Claro que dá para comer de vez e quando e matar a vontade, mas realmente não é uma opção vantajosa. A qualidade do hambúrguer (proteína) não é a mesma de uma carne de boa procedência, há molhos, condimentos e queijos gordurosos, sem contar que não é um alimento fresco e caseiro.

Já a  refeição completa é composta por 45 g de arroz branco, 80 g de feijão, um filé médio de miolo de alcatra gralhado, uma colher de servir rasa de batata cozida, uma colher de servir cheia de escarola refogada, alface, tomate e cenoura. Uma refeição supercompleta. Comida saudável, com variedade, sem excesso de gorduras e carboidratos, e proteína de qualidade.

3. Bolacha cream cracker vs. Pão francês

  1. Bolacha cream craker (7 unidades, 49 g): 215 kcal 
  2. Pão francês (1 unidade, 50 g): 142 kcal

Cream Cracker e pão francêsCream Cracker e pão francês

A bolacha cream cracker é mais calórica por possuir gordura saturada e uma quantidade considerável de sódio. Outro fator que tira a bolacha de cogitação é que ela não proporciona a mesma saciedade que o pão, exigindo um consumo maior.

Assim, o pão, menos calórico que a bolacha, é também considerado mais saudável por não ter gordura, nem uma quantidade excessiva de sal (apesar de ter uma quantidade significante também). Não faz mal comer um pãozinho por dia, não é mesmo?

4. Bala de goma de minhoca vs. Chocolate 70% cacau

  • Bala de goma de minhoca (100 g): 325 kcal
  • Chocolate 70% cacau (30 g): 173 kcal

Bala de goma e chocolate 70%Bala de goma e chocolate 70%

Facilmente, vendo um filme, você pode comer um pacotinho inteiro de bala de goma sem nem perceber. O grande problema é a quantidade de corantes, estabilizantes, aromatizantes e outros tipos de química que são colocados. Além disso, há muito açúcar, o que não contribui em nada para a saúde.

O chocolate 70% cacau tem muito menos calorias e é uma opção muito mais saudável para o dia a dia, vale a pena investir.

5. Isotônico vs. Água de coco

  • Isotônico (200 ml): 48 kcal
  • Água de coco natural  (200 ml): 40 kcal

Isotônico e água de cocoIsotônico e água de coco

Observando que suas calorias são equivalentes, sempre opte por produtos naturais, que possam oferecer maiores benefícios à saúde. Mas claro, isso tudo depende do seu objetivo ao tomar estas bebidas.

6. Chá sem açúcar vs. Café sem açúcar

  • Chá preto sem açúcar (100 ml): 1 kcal
  • Café infusão sem açúcar (100 ml): 6,5 kcal

Chá e caféChá e café

Duas bebidas com um nível calórico muito baixo — o que vai determinar o aumento energético é: você vai adoçar estas bebidas? A melhor opção, sempre, é não adoçar.

7. Sorvete industrializado vs. Sorbet

  • Sorvete industrializado de morango (100 ml): 250 kcal
  • Sorbet de morango (120 ml): 42 kcal

Sorvete industrializado e sorbetSorvete industrializado e sorbet

O sorvete industrializado é feito à base de leite e açúcar, o que o faz ser mais calórico em relação ao sorbet, que é apenas feito com base de água e frutas.

8. Macarrão instantâneo vs. Macarrão à bolonhesa

  • Macarrão instantâneo (1 pacote, 60 g): 294 kcal
  • Macarrão à bolonhesa  (200 g):  246 kcal

Macarrão instantâneo e Macarrão à bolonhesaMacarrão instantâneo e Macarrão à bolonhesa

O macarrão instantâneo é disparadamente mais calórico que o tradicional, pois ele nada mais é do que um macarrão frito. Por ser um produto que não agrega nutricionalmente, ele deve ser evitado. O clássico macarrão, apesar de ter sua composição de carboidratos, que proporciona energia, pode ser acompanhado por uma carne ou por um molho de carne para acrescentar valor nutricional.

9. Salgadinho de pacote tipo nachos vs. Chips de batata-doce roxa

  • Salgadinho de pacote tipo nacho (100 g): 496 kcal
  • Chips de batata-doce roxa  (100 g): 520 kcal

Nachos e Batata doce roxa chipsNachos e Batata doce roxa chips

Na comparação de salgadinhos dá para observar algo bem estranho: como um produto considerado mais saudável possui mais calorias? Pois é, isso acontece porque há uma grande quantidade de gordura nesses salgadinhos para adquirirem o sabor e a textura  desejados. Os nachos, porém, contêm mais sódio e menos fibras.

10. Pizza vs. Temaki

  • Pizza de muçarela (1 fatia média, 90 g):  173 kcal
  • Temaki (1 unidade pequena, 90 g): 149 kcal

Pizza e salmãoPizza e salmão

Por pouca diferença, o temaki acaba tendo menos calorias que um pedaço de pizza, e isso se deve ao fato de conter muita proteína (mesmo o salmão tendo uma quantidade considerável de gordura). O pedaço de pizza acaba sendo mais calórico pela presença de carboidrato (massa) e da gordura do queijo.

11. Paçoca vs. Amendoim

  • Paçoca (2 unidades; 44 g): 198 kcal
  • Amendoim torrado com sal (50 g): 313 kcal

Paçoca e AmendoimPaçoca e Amendoim

Apesar de a paçoca ser menos calórica, ela possui muito açúcar em sua composição. Já o amendoim é altamente calórico, mas possui gorduras boas. Basta consumir ambos com moderação.

12. Batata frita  X Batata assada

  • Batata frita (100 g): 255 kcal
  • Batata assada (100 g): 88 kcal

Batata frita e batata assadaBatata frita e batata assada

A grande diferença da batata frita para a assada é a quantidade de gordura e sua qualidade. Na fritura é feita imersão, o que necessita de muito óleo. Já para a batata assada, normalmente é usado o azeite apenas como tempero e em poucas quantidades.

***

É importante analisar o que os alimentos irão te proporcionar e não apenas se ater a quantidades de calorias. O ideal é manter uma alimentação saudável com moderação, variedade e equilíbrio, vendo sempre se certo alimento é nutricionalmente rico em minerais, vitaminas e macronutrientes, gorduras, carboidratos e proteínas. Consulte um nutricionista sempre que tiver dúvidas.

Nota final: as medidas comparativas servem apenas para deixar esta analogia visual; de maneira alguma é uma indicação de quantidade correta para ser consumida ou algo do tipo. Para isso, é necessário um plano alimentar individual feito por um nutricionista. Os valores calóricos são números aproximados e não exatos.

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