Quantos ossos o corpo humano tem?

04/12/2021 às 09:002 min de leitura

Quantos ossos o corpo humano tem? A resposta é 206! O maior de todos é o fêmur, também conhecido como osso da coxa. Em um adulto, ele pode chegar a ter 50 cm de comprimento, pesando cerca de 300 gramas.

Já o menor é o osso do estribo. Entre os ossículos auditivos, ele é o que está mais fundo no ouvido médio. Ele trabalha com o martelo e a bigorna para formar a cadeia vibratória responsável por transmitir as ondas sonoras do ar externo para o labirinto cheio de líquido.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A importância dos ossos no corpo 

Além de fornecer a estrutura necessária para que o corpo humano possa se sustentar em pé, os ossos trabalham em união com as articulações e os músculos para manter todas as partes unidas e garantir liberdade de movimento, constituindo o sistema musculoesquelético. Vale lembrar que nosso esqueleto também tem a importante função de proteger órgãos sensíveis como o coração, cérebro e pulmões.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Fatos interessantes sobre os ossos 

Os 206 ossos que fazem parte do sistema esquelético do ser humano são para o nosso corpo o que tijolos e madeira são para uma casa: fundamentais. Graças a essa base sólida e eficiente, se torna possível realizar uma série de tarefas impressionantes, desde andar até gestar outra vida e dar à luz. Mas existem muitos outros, confira!

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Temos dois tipos de ossos

Talvez a maioria das pessoas pense que todos os ossos são estruturas densas e duras. No entanto, apenas um tipo é assim: os ossos corticais. Eles são os principais responsáveis pela “estrutura” do corpo.

Já o segundo tipo é denominado de osso trabecular. Estes são mais esponjosos e macios. Geralmente, estão localizados no interior de ossos maiores, no crânio, costelas e pelve. Embora sejam menos densos que os ossos corticais, ainda são bastante sólidos.

Nosso esqueleto é multifuncional

Além de proteger nossos órgãos, os ossos fabricam células sanguíneas. Eles também armazenam e ajudam na regulação de minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo, como a vitamina D.

A maioria dos ossos se encontra nas mãos e pés

Do total de 206 ossos, 106 estão distribuídos entre os pés e as mãos.

Os dentes integram o esqueleto

Nossos dentes contêm minerais e cálcio, assim como os ossos. A diferença é que não apresentam colágeno, a proteína responsável por dar força e flexibilidade aos ossos do corpo.

Bebês tem mais ossos que adultos

Quando nascemos, temos cerca de 300 ossos. Mas como estamos falando de estruturas compostas de tecido vivo, à medida que crescemos os ossos também vão se modificando em tamanho e em quantidade, conforme as necessidades do corpo.

Por fim,  é importante saber que para cuidar bem dos ossos é preciso manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios. Afinal, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para que eles suportem nosso corpo e contribuam para a saúde de nosso organismo por muito mais tempo!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: