6 benefícios incríveis da água de coco

15/04/2022 às 10:002 min de leitura

Se você está com sede e segue buscando algo para se hidratar, considere tomar um pouco de água de coco da próxima vez. Essa bebida é repleta de vitaminas e minerais naturais que auxiliam na hidratação, sendo frequentemente utilizada em receitas de smoothies e também em molhos de saladas.

Cerca de 95% da água de coco é apenas água, o que explica muito bem porque ela previne a hidratação. Mas o que faz desse líquido ser tão especial e bom para a nossa saúde? Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis benefícios incríveis de beber água de coco no seu dia a dia. Veja só!

1. Eletrólitos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A água de coco contém eletrólitos naturais e pode ser uma alternativa natural às bebidas isotônicas. Esse líquido possui grandes quantidades de potássio, o que ajuda na função renal e nas contrações musculares. Embora a água de coco geralmente tenha mais potássio do que a bebida esportiva média, ela tende a ter menos sódio, o principal eletrólito perdido no suor. 

Além disso, a água de coco também possui menos carboidratos do que muitas bebidas esportivas. Isso significa que talvez ela não forneça o mesmo nível de energia, mas consegue trabalhar na reposição de líquido do corpo.

2. Baixa caloria

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Uma xícara de água de coco possui apenas 45 calorias. Por esse motivo, é um ótimo substituto para bebidas como refrigerantes e sucos, que normalmente são ricos em calorias, açúcares e carboidratos. Por consequência, isso ajuda uma pessoa a controlar o peso com maior facilidade.

Nesse sentido, a água de coco também ajuda a regular a temperatura corporal, reduzir a ocorrência de dores de cabeça e melhora a saúde no coração.

3. Coração em dia

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como dito anteriormente, beber água de coco pode ser excelente para a saúde do seu coração. E qual o motivo por trás disso? As grandes doses de potássio ajudam a reduzir a pressão sanguínea. Além disso, estudos mostram que o consumo de água de coco está relacionado com a redução de risco de desenvolver doenças cardíacas.

Porém, mesmo que essa bebida seja importante para a saúde geral do corpo, é importante que pessoas com condições médicas continuem se consultando com especialistas.

4. Açúcar no sangue

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Beber água de coco em vez de bebidas açucaradas pode ajudar uma pessoa com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue. No entanto, a água de coco também possui determinadas taxas de açúcar natural em sua composição e, por esse motivo, também é necessário controlar a sua ingestão.

Em 2015, um estudo feito com ratos diabéticos mostrou que a água de coco levou a melhorias no controle e uma redução nos níveis gerais de açúcar no sangue. 

5. Saúde renal

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O consumo de água de coco também é ótimo para promover a saúde renal. De acordo com um estudo de 2018, o líquido ajudou a perder mais citrato, potássio e cloreto durante a micção, indicando que a água de coco pode ajudar a soltar as pedras ou impedi-las de se formar. 

Além disso, o consumo de água de coco pode ajudar a aliviar sintomas de danos renais causados pela diabetes.

6. Bebida da gravidez

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para as futuras mamães, a água de coco pode se tornar a sua bebida favorita. Isso porque esse líquido pode ajudar as gravidas a repor os eletrólitos perdidos durante um enjoo matinal e fornecer vários nutrientes que um feto precisa durante o seu desenvolvimento.

Outro dado interessante é que aplicar um pouco de água de coco na pele pode ter um efeito hidratante e revigorante para o dia a dia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: