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6 truques para melhorar sua digestão

Nosso sistema digestivo é complexo a tal ponto que qualquer mudança na "rotina" dele impacta diretamente nossa saúde. Existem alimentos aliados dos órgãos responsáveis pela digestão, outros que impulsionam os problemas que podemos enfrentar.

Porém, especialistas também ensinam que alguns outros comportamentos podem ser aliados, reduzindo a má digestão, os gases, a sensação de inchaço e as dores estomacais. Acompanhe-nos nesta aventura e descubra como ter um sistema digestivo mais saudável.

1. Caminhe após as refeições

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A rotina atribulada pode não permitir a todos, mas uma caminhada após as refeições é uma grande aliada à saúde do sistema digestivo. Isso porque ajuda o alimento a ser melhor digerido e auxilia o organismo na absorção dos nutrientes vindos do que você acabou de comer.

Como você fica ereto enquanto caminha (levemente, diga-se de passagem), ainda contribui para não haver refluxo do ácido estomacal. Por fim, também é excelente em controlar os níveis de açúcar no sangue e na redução da sensação de inchaço e formação de gases.

2. Durma virado para o lado esquerdo

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Pesquisas ainda estão sendo conduzidas para concretizar esta dica, mas os estudos vão no sentido de apoiar que você durma virado para seu lado esquerdo. O que os cientistas afirmam é que dormir do lado contrário pode aumentar a probabilidade de refluxo.

Em tese, deita-se do lado esquerdo favoreceria os estímulos a processos naturais de digestão, aumentando a eficiência de nosso sistema digestivo. De todo modo, é sempre importante confirmar com um médico de confiança caso você apresente desconfortos estomacais ao se deitar.

3. Mastigue com calma

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Outro problema das sociedades contemporâneas, a falta de tempo para refeições também pode impactar negativamente nosso organismo. Pessoas que mastigam pouco os alimentos podem apresentar mais desconforto, razão pela qual uma boa mastigação é fundamental.

O que se passa é que um alimento melhor mastigado aumenta a superfície de contato com os sucos gástricos e mesmo com as enzimas presentes na saliva, ponto em que se inicia o processo digestivo.

4. Respire profundamente antes de comer

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Há quem diga que respiração é tudo na vida. Não podemos definir se a afirmação faz sentido, mas podemos dizer que os médicos apontam que fazer uma respiração diafragmática antes das refeições é eficaz em iniciar o processo de digestão dos alimentos, além de reduzir uma eventual azia.

Para tal, a recomendação é estar sentado ereto, à mesa, e fazer uma série de dez respirações profundas com a barriga, antes de se alimentar. Mas esteja atento: não tenha pressa, é necessário respirar com tranquilidade.

5. Coma sentado

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Às vezes na correria, ou se estamos em um local muito cheio, podemos ser tentados a comer em pé. Bem, o que as pesquisas mostram é que isso é bem danoso à sua digestão. A razão é que o processo digestivo se inicia antes mesmo de ingerir um alimento.

Cada passo do "ritual" ativa partes do nosso corpo, que vão atuar na quebra dos alimentos e absorção dos nutrientes. Então, quando você se sente, seu cérebro encaminha mensagens para seu estômago e intestino, iniciando a produção de enzimas e ácidos. Por fim, comer em pé pode aumentar o risco de refluxo.

6. Sente-se corretamente

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

E não adianta apenas ficar sentado, há uma maneira adequada para isso. Uma boa postura afeta diferentes aspectos da nossa vida e a nossa digestão não foge à regra. A má postura durante a refeição pode comprimir o intestino, reduzindo sua capacidade de funcionamento.

O resultado disso é a sensação de inchaço e a produção excessiva de gases. Um estudo publicado em 2003 ainda associou a má postura durante as refeições com a diminuição da capacidade do organismo humano de digerir carboidratos. Não custa estar atento a esse detalhe na hora de comer.

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