Artes/cultura
27/09/2022 às 13:00•2 min de leitura
Escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições, passar fio dental e usar enxaguante bucal faz parte de uma rotina de limpeza da boca. “A higiene bucal é um hábito que deve começar ainda cedo, a partir dos 6 meses de idade”, explica a cirurgiã-dentista Brenda Romeu.
A boca é a principal porta de substâncias para dentro do corpo e a imunidade local pode contribuir para a defesa contra fungos, protozoários, bactérias e vírus. Isso não quer dizer, porém, que a cavidade bucal é isenta de micro-organismos. Mas o equilíbrio no ambiente é fundamental para garantir um bom funcionamento do corpo.
“A boca pode ser a origem de muitas doenças que se espalham para o resto do organismo”, afirma a dentista. “Da mesma forma, podem surgir lesões na boca e na gengiva, causadas por enfermidades em outra parte do corpo”, completa. O câncer de boca, por exemplo, atinge cerca de cinco mil brasileiros por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INC).
Escovar os dentes é um hábito que deve ser adotado desde a infância. (Fonte: Pixabay/Jenny Friderich/Reprodução)
A fragilidade oral contribui para diminuir funções mentais e físicas, destaca um estudo de cientistas japoneses. Os pesquisados defendem que a longevidade está associada à manutenção dos dentes e sugere que a diminuição na função oral resultado de envelhecimento está ligada à disfunção e o risco de mortalidade.
O estudo revisou os principais estudos clínicos sobre as relações do número de dentes, próteses, oclusão e função oral com a longevidade para subsidiar estudos futuros sobre a função oral no Japão, uma sociedade cuja expectativa média de vida é de 81,64 anos para homens e 87,74 anos para mulheres.
Os estudiosos concluíram que apenas o número de dentes, mas outros índices de saúde bucal, como boa alimentação e manutenção do estado nutricional, contribuem para prolongar a vida saudável das pessoas.
Visita regular ao dentista garante o acompanhamento da saúde bucal. (Fonte: Pixabay/Reto Gerber/Reprodução)
Visita regular ao dentista garante o acompanhamento da saúde bucal. (Fonte: Pixabay/Reto Gerber/Reprodução)
Cuidar da higiene bucal é simples, mas precisa de hábito e disciplina. Depois de incorporado à rotina, a limpeza da boca e a manutenção, além de um belo sorriso, pode garantir mais alguns anos de vida. Por isso, fique atento às dicas da dentista:
Sempre que aparecerem lesões, cáries, dores, um profissional odontológico e/ou médico deve ser consultado. Isso vai garantir que o problema não se agrave e também permitir uma maior longevidade.