Ciência
05/03/2018 às 09:31•2 min de leitura
O veterano diretor James Ivory, indicado três vezes anteriormente por melhor direção, levou seu primeiro Oscar aos 89 anos, sendo o vencedor mais velho da história a premiação. Ele ganhou o prêmio por adaptar o livro de André Aciman para as telonas. Outra curiosidade: a cineasta Agnès Varda se tornou a pessoa mais velha indicada ao Oscar, pelo documentário “Visage, Villages”, tendo nascido 8 dias antes de Ivory.
James Ivory
Peele se tornou o terceiro homem na história do Oscar (e o primeiro negro) a ser indicado a melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro logo em seu filme de estreia – os anteriores foram Warren Beatty, por “O Céu Pode Esperar”, em 1979, e James L. Brooks por “Laços de Ternura”, em 1984. Além disso, Peele foi o primeiro negro a vencer a categoria de melhor roteiro original.
Jordan Peele
O filme é uma mistura de gêneros, mas muitos o classificam como ficção científica por conta romance entre uma humana e um peixe/monstro. Assim sendo, “A Forma da Água” seria o primeiro sci-fi da história a levar a estatueta principal da Academia.
A Forma da Água
O primeiro Oscar para o Chile foi para “Uma Mulher Fantástica”, que também merece a menção de ser o primeiro filme sobre uma pessoa transgênera a ganhar uma estatueta. Daniela Vega, a estrela do filme, foi a primeira apresentadora trans da história, ao anunciar a música do filme “Call Me By Your Name”.
Daniela Vega
Indicado pela trilha sonora de “Star Wars – Os Últimos Jedi”, Williams ampliou seu recorde anterior de pessoa viva com maior número de indicações: 51 no total! Ele já ganhou 5 vezes, sendo a última em 1994 por “A Lista de Schindler”. Assim, ele também detém o recorde de maior número de Oscar “perdidos”.
John Williams
Em 90 anos de Oscar, esta foi a primeira vez que a Academia indicou uma mulher ao prêmio de melhor fotografia. Rachel Morrison é responsável pelas belas imagens de “Mudbond – Lágrimas Sobre o Mississipi”. Ela entretanto perdeu a estatueta para Roger Deakins, que já havia sido indicado 13 vezes, mas nunca havia vencido.
Rachel Morrison
Aqui é uma unanimidade: uma das maiores atrizes de todos os tempos, Meryl aumentou seu próprio recorde ao conquistar sua 21ª indicação, mais do que qualquer outro ator ou atriz na história. Ela já venceu 3 vezes, sendo a última em 2012 por “A Dama de Ferro”.
Meryl Streep