Ciência
19/03/2018 às 12:01•2 min de leitura
Você deve ter visto a foto do cachorro que viralizou alguns dias atrás, né? Se não viu, não se preocupe, pois nós aqui do Mega vamos compartilhar mais de uma imagem dessa coisinha fofa ao longo da matéria. Mas, basicamente, o que aconteceu foi que o bichinho deu o que falar por causa de sua carinha — que muita gente achou incrivelmente... humana. Veja:
THIS DOG HAS A HUMAN FACE pic.twitter.com/nEmQ6ZgJcZ
— Ellie Hall (@ellievhall) 12 de março de 2018
Estamos falando do fofucho da esquerda, tá?
O nome do cachorro é Yogi e se trata de uma adorável mistura de Shih Tzu com Poodle. No entanto, há um monte de gente por aí achando que ele é a cara do Nicolas Cage vestido de Ewok! Nós aqui do Mega ficamos com dó da comparação — dó do bichinho, na verdade! — e curiosos com a repercussão que a aparência teve.
Não é um fofo? (The Sun)
Enfim, seja ele a cara do Nicolas Cage ou de outro humano qualquer, o fato é que Yogi realmente parece uma pessoinha presa no corpo de um cachorro, você não acha? E por que é que temos essa impressão? Pois, segundo Rae Paoletta, do site Inverse, uma explicação estaria na tendência que os nossos cérebros têm de reconhecer as faces de determinados animais como sendo fofas por conta de um fenômeno conhecido como “Kindchenschema” — ou algo como “padrão de bebê”, em tradução livre.
This dog with a human face on reddit has taken up too much of my morning. Logging off and writing for a bit. https://t.co/VPvD49JlaI pic.twitter.com/dtONnu3OKo
— Megha Mohan (@meghamohan) 11 de março de 2018
O que acontece é o seguinte: quando olhamos para a carinha de algum animal e reconhecemos nela determinadas características faciais que associamos a bebês, como olhos grandes e rosto redondinho, nosso cérebro projeta qualidades humanas ao que estamos vendo. Ademais, vale lembrar que esses mesmos traços infantis também despertam em nós ternura e o comportamento de cuidado com relação ao animal — e é por isso que é praticamente impossível não morrer de fofurice quando vemos pets com esses atributos.
Yogi e sua "mãe", Chantal Desjardins (The Sun)
Em outras palavras, como estamos programados para achar os bebês graciosos, quando olhamos para um animal como Yogi — que tem a carinha redondinha, olhos grandes e expressivos —, os nossos cérebros processam essas características e as relacionam com feições humanas. O papo do Nicolas Cage, que de fofo não tem nada, deve ter sido invenção da Daria, a cachorrinha mal-humorada que aparece ao lado de Yogi em uma das fotos.
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.