Seja o primeiro a compartilhar

6 grandes países que foram muito importantes e hoje já não existem

O mundo como conhecemos atualmente não é tão parecido assim como há alguns séculos. Não digo apenas pelas evoluções tecnológicas mas também por suas fronteiras. A base da história foi moldada por diversos impérios, grandes cidades e potências mundiais que ascenderam e caíram em diversos ciclos.

As razões pelas quais nações nascem ou desaparecem são variadas, pode ser um território com uma língua e costumes comuns, uma divisão após período de guerra, ascensão econômica, migração entre diversos outros. Atualmente contamos com 195 países oficiais, sendo Sudão do Sul (áfrica) o mais jovem, fundado em 2011 e a República de San Marino (europa), a mais velha, datada de 301 AC.

Separamos aqui, uma lista com seis países que já foram grandes potências mundiais e hoje já não existem, confere com a gente:

1 - Império Austro-Húngaro

A união do Reino da Hungria com o Império Austríaco deu início a uma potência multi cultural em 1867, o Império Austro-Húngaro. Despontou como a mais importante ligação econômico/bélico/cultural após a queda do Sacro Império Romano-Germânico no século XIX, sob a liderança de católicos. A parte complicada de ter 11 grupos étnicos diferentes sob o mesmo regime, é que a longo prazo as coisas tendem a ficar mais tensas. Mesmo antes da Primeira  Guerra Mundial a tensão no território era cada vez mais evidente. Com o fim da grande disputa, em 1918 o Império foi dissolvido e deles saíram Áustria, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia e Iugoslávia.

2 - Tchecoslováquia

O fim do Império Austro-Húngaro após a primeira Guerra Mundial, foi um marco para o início de um dos países mais estáveis da região, a Tchecoslováquia. Entre 1948 e 1989 o país esteve sob o domínio da União Soviética, resolvido pacificamente para o lado separatista em 1990. Com um novo parlamento, os desentendimentos entre tchecos e eslovacos cresceram exponencialmente, levando a divisão em duas novas nações: República Tcheca e Eslováquia em 1993.

3 - Alemanha Oriental

A Segunda Guerra Mundial teve muitos resultados sobre como vemos o mundo atualmente. Mas logo após o conflito, algumas barreiras precisaram ser estabelecidas, e uma delas foi a divisão da Alemanha em duas, Oriental e Ocidental. Marcadas com um grande símbolo, o muro de Berlim. A parte oriental pertencia a União Soviética mas foi deixada relativamente de lado pelo governo. Na outra mão, a parte do ocidente foi sendo reconstruída rapidamente, tornando-se cada vez mais independente. Em 1990 houve a unificação das Alemanhas, um ano após a queda do muro de Berlim.

4 - Iugoslávia

Formada em 1918, era um conjunto de seis repúblicas diferentes, todas socialistas sob uma única liderança. Seu mais importante chefe de Estado foi Josip Broz, que governou de 1945 a 1980. As habilidades diplomáticas de Josip foram capazes de manter e estabilidade mesmo com grupos tão distintos sob uma mesma bandeira. Com a sua morte, a instabilidade do bloco soviético, a separação foi uma questão de tempo. Ao contrário da Tchecoslováquia, que teve uma separação tranquila, na Iugoslávia os confrontos foram constantes e levaram a morte de milhares de pessoas. Até no início dos anos 90, vários novos países foram criados a partir destas disputas, como Eslovênia, Sérvia, Bósnia, Croácia, Montenegro e Macedônia.

5 - Reino do Havaí

Dentre as muitas coisas que o Havaí oferece ao mundo, tipo os Engenheiros da Hawaii, há pouco mais de um século, o reino era independente e com uma certa influência dentre os países do pacífico. Por possuir uma posição estratégica, conseguia interagir muito bem com outras nações. As ilhas foram unificadas em 1810 sob o comando de Kamehameha, sim, ele mesmo, o golpe do Goku. Sendo constituído basicamente por uma monarquia, seus sucessores acabaram tendo problemas quando empresas agrícolas locais, com uma forte influência estadunidense passaram a ficar descontentes com as políticas do país. Um golpe para remover a família real foi instaurado em 1898 e concluído em 1959, quando passou a ser um dos 50 estados que atualmente formam os Estados Unidos da América.

6  - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)

Dos tempos modernos, foi o maior país em extensão territorial, chegando a ter ? da área firme da Terra. Desde 1917, a União Soviética chegou a abrigar mais de 100 nacionalidades sob sua alcunha. Com um sistema centralizado de produção, após o término da Segunda Guerra Mundial passa a disputar com os Estados Unidos da América o papel de principal potência ao redor do globo. Em uma corrida espacial e armamentícia, a Guerra Fria, que durou até os anos 90, os dois países foram os grandes centros de diversas desavenças. Em 1991 a URSS deixa de existir, após o colapso econômico social vivido no fim da década de 80.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER