publicidade

Conheça alguns dos primeiros registros fotográficos da história

04/11/2018 às 12:492 min de leitura

No século 18, quando o avanço tecnológico realizado por diversos pesquisadores proporcionou as condições para que Joseph Nicéphore Niépce tirasse a primeira fotografia, ele provavelmente não imaginava a dimensão que a novidade iria alcançar. Livros e pinturas possuem recursos específicos para registrar uma época ou ideia na história, mas é através de uma foto que conseguimos visualizar como a realidade foi um dia.

Mesmo quase 200 anos após sua invenção, que aconteceu em 1826, fotografias continuam informando e nos transportando para locais que nunca imaginamos existir. Tanto que, quando resgatamos aquelas fotos amareladas de família, reparamos na quantidade de mudanças que aconteceram até os dias atuais. Olhando os primeiros registros fotográficos da história, podemos perceber que nosso mundo está em constante evolução — não daqui a muito tempo, nós seremos o passado.

Primeira fotografia da história

Aqui precisamos dar um desconto, pois durante o primeiro registro fotográfico tudo era muito rudimentar e experimental (foto da esquerda), mas através da imagem otimizada digitalmente (foto da direita) é possível identificar a vista que Joseph Nicéphore Niépce tinha de sua casa, na França. Para conseguir o feito, ele utilizou uma placa de estanho revestida com um derivado de asfalto.

Quando formos reclamar que nosso celular demora para abrir a câmera, é bom lembrar que Joseph precisou de um tempo considerável para obter esse registro. Não se sabe o período exato de exposição, mas as estimativas variam de 8 horas a até alguns dias!

Primeira pessoa registrada

Entre a primeira fotografia registrada e a imagem acima, existem 10 anos de diferença. Considerando os avanços tecnológicos atuais, parece uma eternidade, mas foi o quanto levou para que o tempo de exposição diminuísse para “apenas” 10 minutos.

Essa exigência tornava complicado o registro de pessoas, mas por sorte podemos ver um homem na parte inferior esquerda, que estava engraxando seus sapatos. Apesar de não sabermos quem é ele, a hora e o local perfeitos fizeram com que ele fosse a primeira pessoa registrada em uma fotografia.

Primeira selfie

Praticamente uma regra na atualidade, fotografar você mesmo não era algo tão comum até pouco tempo atrás. Não sabemos se Robert Cornelius era tão vaidoso, mas seu interesse em química era bem explícito. O hobby fez com que ele desenvolvesse seu próprio daguerreótipo, um processo fotográfico rudimentar que utiliza chapas prateadas e mercúrio. O resultado ficou relativamente bom, porém para isso Cornelius teve que se manter imóvel por 15 minutos. Imagine isso hoje em dia em pontos turísticos!

Primeira mulher

Dorothy Catherine Draper poderia ter sido apenas mais uma mulher que viveu nos EUA do século 18, mas, por ser irmã do Dr. John W. Draper, acabou marcada na história como a primeira mulher registrada em uma fotografia no mundo. As melhorias desenvolvidas pelo irmão fizeram com que ela precisasse ficar sem piscar os olhos por apenas 65 segundos. Haja colírio!

Pessoa mais velha

Nascido em 1749, Conrad Heyer teve uma vida bem interessante. Além de ser o homem mais velho já registrado em uma fotografia, o filho de imigrantes alemães lutou ao lado de George Washington durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos.

Primeira foto em cores

Além de seu relevante trabalho sobre eletromagnetismo, James Clerk Maxwell foi quem concebeu a teoria de que, ao captar luz de três cores específicas, separadamente, conseguiríamos formar uma imagem colorida.

Guiado por Maxwell, Thomas Sutton utilizou três equipamentos para registrar um mesmo objeto, com a diferença de ter colocado um filtro na frente de cada um, capturando apenas o azul, o vermelho e o verde. Quando as imagens foram sobrepostas, a mágica aconteceu, e surgia ali a primeira fotografia em cores.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: