Uma ilusão bizarra faz com que você não saiba onde está sua boca

Último Vídeo

Será que nós sabemos a posição da nossa boca por um instinto natural ou na verdade aprendemos isso por experiência? Foi essa a pergunta que cientistas da University College London (UCL) quiseram responder. Com a ajuda de uma venda, um conjunto de dentes falsos e alguns truques, eles conseguiram convencer oito pessoas de que suas bocas não estavam onde elas achavam que estavam.

A técnica chamada de ilusão do modelo dentário foi criada por Davide Bono e Patrick Haggard, da UCL e tem o objetivo de entender melhor a forma que percebemos a posição de nossas bocas. Para isso, a dupla vendou voluntários e colocou-os com o queixo apoiado em um suporte. Logo abaixo, havia um conjunto de dentes falsos e cada voluntário foi informado de que Bono levaria a mão direita do participante até os dentes.

Na verdade, o que Bono fez foi colocar a própria mão nos dentes dos voluntários e colocou os dedos dos participantes para tocar os dentes falsos. Depois, eles foram solicitados a apontar os seus próprios dentes e erraram o alvo, posicionando a mão cerca de 1,5 centímetro abaixo do local correto.

E agora você pode estar se perguntando sobre a relevância da bizarra descoberta. Na verdade, os cientistas tiveram a ideia inspirados pela ilusão da mão de borracha que você pode conferir no vídeo abaixo:

O resultado do estudo tem o potencial de ajudar a tratar pessoas com certas condições médicas, como o Alzheimer, em que os pacientes não conseguem se alimentar corretamente porque tem dificuldades de levar a mão até a boca. Descobrir como nós percebemos a posição da nossa boca pode ajudar cientistas a desenvolverem tratamentos que melhorem a qualidade de vida desses pacientes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.