5 mitos sobre o espaço que os filmes colocaram em nossas cabeças

19/08/2019 às 08:002 min de leitura

Darth Vader, Luke Skywalker, Princesa Leia, Chewbacca... Se você não conhece esses nomes, com certeza já ouviu falar ou até mesmo viu cada um deles. O espaço é parte importante e especial do cinema. A ficção científica produz filmes aclamados, como Star Wars, e nos dá uma sensação de aventura em um espaço para nós desconhecido.

Mas, assim como nos traz essa sensação de aventura, também nos faz crer em mitos distantes da realidade. Selecionamos alguns dos criados por Holywood sobre o espaço. Vamos a eles:

Explosões no espaço

Se tem cenas no espaço, tem explosão. Essa parece ser a regra, mas embora elas sejam impressionantes, não chegam nem perto do que são realmente as explosões no espaço. As explosões no espaço seriam bem diferentes. Haveria algum fogo, apesar da falta de ar, mas não o fogo como o conhecemos. O "fogo" pareceria uma bola de luz em contínua expansão devido à microgravidade e falta de resistência do ar.

Buracos negros sugam tudo

Nos filmes eles são apocalípticos, sugando tudo que estiver nas proximidades, mas, na verdade, a atração deles é diretamente proporcional à sua massa, não podendo atrair nada além do que o seu tamanho permite.

Guerras espaciais

Uma guerra espacial de verdade provavelmente não se pareceria como nos filmes, com naves de combate projetadas evitando a descompressão e resistindo à radiação em mente, em vez da aerodinâmica. Além disso, as táticas habituais de combate também não funcionavam no espaço, o movimento e a manobra em uma batalha espacial real seriam estranhos para qualquer fã de Star Wars.

O Sol é amarelo porque está queimando

Retratar o Sol amarelo é comum e presume-se ainda que ele “é” dessa cor porque está queimando. Primeiro, o Sol não é amarelo e só “parece” ser porque a atmosfera terrestre dá esse tom a ele. A luz solar é de cor branca pura. E, além disso, o sol não está queimando, o calor do astro é resultado de reações de fusão de diversas moléculas em seu núcleo.

Gravidade zero

Uma coisa é certa: se tem filme com astronauta, ele estará flutuando em algum momento, dando a entender que não existe gravidade no espaço. Erro. Até é verdade que muitos astronautas sentem ausência de peso, mas isso só acontece quando se está em órbita de um corpo maior. Fora isso, você sempre estará sob a influência da gravidade de algum lugar. A gravidade está presente em todos os lugares do espaço.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: