Tazos: conheça sua origem, curiosidades e coleções recentes

20/09/2019 às 11:002 min de leitura

Tazos. Quem viveu durante a década de 1990 certamente deve ter conhecido os itens que fizeram a cabeça de crianças e adolescentes por aqui. Disponibilizados nos salgadinhos da Elma Chips, eles ganharam coleções variadas que provavelmente você conhece, mas a pergunta que fica no ar é: tem ideia de como tudo isso começou?

A história dos Tazos é mais antiga do que você possa imaginar e nos faz voltar ao Japão do século 17. Nesse período, um jogo de cartas chamado Menko começou a se popularizar entre os japoneses graças a sua mecânica, que envolvia dispor algumas cartas em uma superfície e usar outras para tentar virá-las — caso conseguisse, ela passava a ser sua.

Alguns séculos depois, mais precisamente na década de 1970, essa brincadeira chegou ao Havaí graças a uma marca de sucos chamada POG. Como suas tampas continham desenhos diferentes, isso fez com que as crianças começassem a utilizar estes acessórios para colecionar e brincar, tendo se popularizado ainda mais na década de 1990. Daí em diante, foi apenas questão de tempo para que a Pepsico decidisse incluir algo assim em seus salgadinhos.

(Fonte: Bol/Reprodução)

Febre no Brasil

Por aqui, os Tazos chegaram em 1997, tendo os Looney Tunes estampando a primeira coleção. O sucesso foi tão grande que não era difícil ver pessoas de diversas idades se divertindo em calçadas, em casa ou em qualquer outro lugar que oferecesse um terreno apropriado para a brincadeira. Por conta dessa popularização, as vendas da Elma Chips aumentaram em 100% nesse período.

Não demorou para que outros modelos e coleções surgissem em nosso país: Tiny Toon, O Máskara, Pokémon, desenhos da Cartoon Network, Yu-Gi-Oh! e até mesmo Dragon Ball Z marcassem presença nesses brindes, que ganharam modelos diferentes em algumas dessas edições. A última delas foi lançada em terras tupiniquins em 2013, somando quase 900 disquinhos diferentes para colecionar (isso sem contar os vários acessórios).

Entretanto, o que muita gente não sabe é que a febre continua firme e forte em alguns lugares, em especial no México. Por lá, nos últimos anos Dragon Ball tem sido a série que estampa as coleções, que ainda atraem a atenção de muitas pessoas.

Coleções dos sonhos

Por falar em coleções, há algumas delas que foram disponibilizadas em outros países e que certamente fariam bastante sucesso aqui no Brasil, dentre as quais podemos destacar as seguintes: Cavaleiros do Zodíaco, Space Jam, Os Simpsons, Star Wars e Angry Birds, apenas para citar alguns exemplos.

Certamente muitas pessoas gostariam de ter uma coleção de tazos como essa aqui no Brasil (Fonte: Guia Colecciones/Reprodução)

E você, ainda guarda boas recordações dos saudosos Tazos? Mantém sua coleção intacta até hoje? Deixe a sua mensagem no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: