Artes/cultura
12/11/2019 às 07:00•1 min de leitura
Uma equipe de arqueólogos descobriu, em Roma, um busto de cerca de 2 mil anos representando o deus Dionísio. O objeto de mármore foi utilizado como material de construção na era medieval, segundo os especialistas. A divulgação do achado foi feita em maio deste ano pelo Parque Arqueológico do Coliseu.
Dionísio, também conhecido como Baco na mitologia romana, é o deus da fertilidade e do vinho. Suas feições eram frequentemente representadas como graciosas e femininas, razão pela qual os profissionais acreditam se tratar da divindade.
Os arqueólogos estavam escavando uma muralha medieval próxima ao Coliseu quando encontraram o busto. Foi uma surpresa, mas o uso de peças como essa nas construções da época era comum na Idade Média. A cabeça está em boas condições, porém com buracos no lugar dos olhos, provavelmente por já ter contido vidros, jóias ou outros itens preciosos que foram há muito saqueados.
De acordo com o arqueólogo Claudio Parise Presicce, em entrevista ao Il Messaggero, esse foi um momento emocionante. "No passado, nós já encontramos artefatos importantes perto do Foro de Trajano, mas é sempre emocionante uma descoberta como essa. É um objeto que te coloca no mundo antigo [de Roma]", afirmou.