Por que fevereiro tem 28 dias?

29/02/2020 às 06:002 min de leitura

Para entendermos por que o mês de fevereiro só possui 28 dias, é preciso voltar alguns séculos atrás. O que define essa quantidade de dias do segundo mês do ano é o calendário Gregoriano, oficializado pelo papa Gregório XIII, que também estabelece que a cada quatro anos o mês de fevereiro tenha 29 dias, no que é conhecido como ano bissexto, como acontece em 2020.

Montando o calendário

O calendário, perto do que conhecemos, começou a tomar forma por meio das observações feitas por antigos astrônomos. Eles começaram a se atentar aos equinócios e solstícios, às estações do ano e às fases da Lua, que duravam cada uma entre sete e oito dias — o ciclo completo, pouco mais de 29 dias — e deram origem aos meses.

(Fonte: Paróquia Rolim/Reprodução)
(Fonte: Paróquia Rolim/Reprodução)

Mudanças pelos romanos

Os romanos adotavam um calendário com base nas mudanças da Lua. Neste registro, o ano começava em março e terminava em fevereiro do ano seguinte. E os meses intercalavam entre 29 e 30 dias.

Foi Júlio César, em 46 a.C., que realizou mudanças significativas no anuário. Ele moveu janeiro e fevereiro para o começo do ano e adicionou mais 11 dias para que o ano completasse 365 dias, seguindo o ciclo solar. Houve mudanças nos nomes dos meses também. Em homenagem ao ditador romano, Quintilis passou a se chamar Julius (julho) e ganhou um dia extra, totalizando 31 dias. O único mês que continuou com 29 dias foi justamente o mês "azarado", fevereiro, cujo nome derivaria do deus do submundo etrusco Februus e, portanto, era considerado um mês de mau agouro.

Três décadas depois, o mesmo foi feito, mas pelo imperador Augusto, que mudou o nome do mês Sextilis para Augustus (agosto) e também adicionou mais um dia ao "seu" mês, que só tinha 30 dias até então. Esse dia foi retirado, como você já deve imaginar, de fevereiro, que passou a ter 28 dias.

E como a rotação solar dura mais que os 365 dias do calendário (ela demora mais precisamente 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 47 segundos), Augusto também acrescentou um dia extra a cada quatro anos para compensar essas quase seis horas a mais por ano, que veio a se tornar o dia 29 de fevereiro.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: