Seja o primeiro a compartilhar

Pesquisadores descobrem suposta tumba de Rômulo, fundador de Roma

Descoberta durante escavações realizadas no Foro Romano, na Itália, a tumba que encarna o suposto santuário de Rômulo — fundador de Roma — pode configurar um dos encontros mais importantes do século, considerada "excepcional" pelo grupo de arqueólogos que a identificou. Apesar de já ter sido observada por Giacomo Boni desde a segunda metade do século XIX, apenas agora ela foi revelada ao público.

"Essa informação foi esquecida por um século, assim como a localização exata do túmulo. Foi uma grande descoberta para nós encontrá-lo como Boni o havia descrito", disse Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, segundo publicação da Live Science.

https://news.artnet.com/art-world/archaeologists-discover-romulus-tomb-1785807
(Fonte: Filippo Montforte/Reprodução)

Conforme documentado, a tumba, constituída por um calcário preservado, apresenta cerca de 1,40 m de comprimento, remetendo-se ao século VI a.C. e associado a um elemento circular, provavelmente um altar. Apesar da descoberta, o sarcófago estava vazio.

“Roma sempre nos maravilha com seus tesouros. Dentro do Foro Romano, uma nova e emocionante descoberta arqueológica: um hipogeu [monumento funerário subterrâneo] com um sarcófago tufo do século 6 a.C. Obrigada à equipe de estudiosos que conduziu a pesquisa."

As escavações, trazendo à tona um vestígio histórico de extrema importância para a região e formalização do Império Romano, não configuram o real local onde Rômulo havia sido sepultado, sendo apenas um santuário simbólico e voltado a algum tipo de celebração póstuma. "Este não é o túmulo de Rômulo, mas um lugar onde sua memória era celebrada, um cenotáfio", conclui Alfonsina.

A lenda de Rômulo

Filhos do deus Marte e de Reia Sílvia, Rômulo e seu irmão gêmeo, Remo, estão intimamente ligados à fundação de Roma. Abandonados em um cesto no rio Tibre após uma severa punição à gravidez de sua mãe — sacerdotisa em obrigação ao seu pai, Numitor, rei deposto da cidade de Alba Longa — sobreviveram milagrosamente após serem criados por uma loba. 

https://www.mitoselendas.com.br/2018/08/os-gemeos-romulo-e-remo-fundadores-de.html
(Fonte: Reprodução)

Anos depois, a descoberta de sua ancestralidade real fez com que os irmãos recolocassem seu avô Numitor no trono, assassinando o atual rei e partindo para fundar uma nova cidade. Em um desentendimento sobre a localização ideal para o território romano, Rômulo assassinou Remo e, assim, originou a cidade. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER