Lembra do Ecce Homo? Nova restauração desastrosa viraliza na web

24/06/2020 às 11:302 min de leitura

Em 2012, uma tentativa de restaurar uma pintura de Jesus Cristo — intitulada "Ecce Homo" ou "Eis o homem", em português — virou o assunto mais comentado da internet por dias. Uma senhorinha frequentadora da paróquia tinha boas intenções, mas nenhum talento e o resultado da obra foi desastroso. 

"Ecce homo" virou meme, em 2012 (Fonte: The Guardian/Reprodução)"Ecce homo" virou meme, em 2012 (Fonte: The Guardian/Reprodução)

No fim das contas, a história até acabou bem, afinal a restauração estranha chamou mais atenção do que a obra original, atraiu visitantes e ajudou a arrecadar recursos para a paróquia e obras de caridade. 

Mas por que estamos relembrando esse caso de tantos anos atrás justo agora? Bom... Porque uma restauração de arte desastrosa aconteceu de novo, na Espanha. Mas o novo caso consegue ser ainda mais curioso e pode ter um desfecho diferente.

O novo "Ecce Homo"

A "vítima" da restauração, dessa vez, é Maria, mãe de Jesus. Mais especificamente, um quadro da "Imaculada Conceição do Escorial", pintado pelo artista barroco Bartolomé Esteban Murillo, no século XVII. Veja o resultado:

A vítima da vez é a "Imaculada Conceição" (Fonte: The Guardian)A vítima da vez é a "Imaculada Conceição" (Fonte: The Guardian)

Assim como no caso anterior, a tentativa dar uma nova vida à pintura, acabou em traços grotescos, que nada tem a ver com a obra original. Mas enquanto o "Ecce Homo" foi feito por uma senhorinha bem intencionada, o novo desastre aconteceu pelas mãos de um suposto restaurador profissional.

Um colecionador de arte de Valencia pagou nada menos que 1200 euros para um restaurador de móveis fazer uma limpeza e uma restaurada pontual na obra, que nem estava tão danificada assim... Não estava antes, mas ficou depois. O pintor ainda tentou arrumar a "besteira" por duas vezes, mas só piorou o que já não estava bom. Acho que muitos de nós teria feito um serviço melhor e cobraria mais barato, não?

Veja a imagem completa da obra, antes e depois (Fonte: Twitter/Reprodução)Veja a imagem completa da obra, antes e depois (Fonte: Twitter/Reprodução)

O meme virou assunto sério

Na internet, é claro, o assunto virou piada, com gente lembrando do "Ecce homo" e outras pessoas dizendo que o novo rosto da "Imaculada Conceição" parece ter sido produzido no FaceApp, aquele aplicativo que transforma as fotos das pessoas. 

Por outro lado, essa história de restauradores amadores destruírem obras históricas acabou virando assunto sério entre os especialistas em arte. 

Isso porque não é a primeira vez que um caso desse acontece na Espanha e ganha as manchetes do mundo todo. Segundo estudiosos, o país deveria criar leis mais rígidas para a restauração de arte, de forma que apenas pessoas qualificadas pudessem fazer o trabalho, protegendo obras que fazem parte de nossa história. 

Quanto à "Imaculada Conceição do Escorial", as reportagens afirmam que o dono da obra contratou um novo artista para desfazer a obra do anterior. A gente espera que esse seja mais competente, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: