Ciência
29/06/2020 às 07:00•2 min de leitura
Após escutarem entusiasmadas histórias de gerações anteriores e grupos ancestrais da vila de Perumallapadu, na Índia, sobre um antigo templo de adoração ao lorde Nageswara, uma espécie de emissário corpóreo do deus Shiva, grupos de moradores e jovens se uniram para encontrar os vestígios da construção, sabendo que estava enterrada há quase 100 anos.
O templo de Nageswara Swamy havia sido enterrado após uma drástica mudança climática na região durante a metade do século XIX, quando inundações provocaram alterações no curso do rio Penna, principal afluente no local, acabando por tornar-se responsável por carregar uma enorme quantidade de areia em direção à edificação, algo que resultou em seu consequente enterro e, para os mais novos, desaparecimento.
"Juntamente com o templo de Sri Nageswara Swamy, outros dois templos (templo de Kotiteertham e Sangam Sivalayam, no distrito) foram construídos ao mesmo tempo. O templo de Sri Nageswara Swamy recebeu pooja de devotos há 300 anos. O templo foi gradualmente coberto de areia e desapareceu completamente", disse Pothugunta Varaprasad, morador da vila de Perumallapadu. "Agora, alguns jovens entusiasmados desenterraram o templo. Temos planos de reconstruir o templo para realizar pooja. Já entramos em contato com 'Siddanthis' e, com seus conselhos, tomaremos uma decisão."
Wonder!! Ancient temple of Nageshwara Swamy buried in the river sand found accidentally in Nellore Dist. The architectural marvel believed to have been consecrated by Lord Parashurama got buried after river Penna changed its course. #AndhraPradesh pic.twitter.com/i5YEsS6VmL
— Aashish (@Ashi_IndiaToday) June 17, 2020
Apesar de discursos convergirem sobre a vida do templo, com alguns afirmando que possui 300 anos de adoração, enquanto outros confirmam que há em torno de 200, o fato relevante para a população é que, finalmente, uma das arquiteturas mais importantes para os aldeões foi restabelecida e deverá entrar em trabalho de reconstrução após avaliação de danos e avarias devido às intempéries.
Atualmente, os moradores de Perumallapadu juntam esforços para retirar Nageswara Swamy das profundezas do leito do rio, já com quase 40 pessoas em trabalhos ininterruptos e com condições para financiar a escavação, mesmo com alguns habitantes trabalhando de graça.
Segundo histórias dos ancestrais, o templo não somente era local de adoração do avatar de Shiva, mas também foi operado por lorde Parashurama, um emissário do deus Vishnu, reforçando o status sacro do local e a necessidade de desenterrá-lo.