8 retratos de figuras históricas famosas e seus descendentes diretos

14/07/2020 às 03:002 min de leitura

Entusiasta do estudo de História, o fotógrafo Drew Gardner decidiu recriar alguns retratos de personagens históricas mais famosas do mundo. Mas, para que suas obras ficassem mais autênticas, resolveu utilizar como modelos os descendentes diretos daqueles heróis e heroínas.

Thomas Jefferson (1800) e Shannon Lanier Thomas Jefferson (1800) e Shannon Lanier 

É lógico que foi um trabalho tremendamente árduo, pois Gardner teve que dar início a uma minuciosa pesquisa histórica, rastreando os descendentes diretos e checando de forma criteriosa a linhagem. Além disso, teve que criar cenários fidedignos, com atenção nos mínimos detalhes, como iluminação e ambiência.

Charles Dickens (1858) e Gerald Charles Dickens Charles Dickens (1858) e Gerald Charles Dickens 

Recriando a História

Mas todo o empenho valeu a pena. Ao comprar as roupas e acessórios da época, o fotógrafo conseguiu criar panos de fundo tão perfeitos que pareciam ter saído diretamente dos livros de História para a realidade. O resultado final pode ser considerado algo diferente, "porém daquela mesma coisa", disse Gardner em entrevista ao site Bored Panda

Frederick Douglass (1863) e Reuben L. Andrews Frederick Douglass (1863) e Reuben L. Andrews 

A aventura pode ter começado há 15 anos, quando a mãe de Drew disse que ele era a cara do avô dele. Isso o fez pensar: "se eu realmente parecia com meu avô e se as pessoas vivas hoje teriam alguma semelhança com antepassados famosos".

Charles II (1863) e Lord Charles Fitzroy Charles II (1863) e Lord Charles Fitzroy 

Gardner escolhe as fotos que irá criar com base em vários critérios. "É importante que, independentemente da conquista da pessoa, haja um certo grau de reconhecimento ou familiaridade. Isso nem sempre é possível, mas é o meu ponto de partida", explicou.

No rastreamento dos descendentes, a internet se transformou no principal instrumento do fotógrafo-historiador, mas ele teve naturalmente de recorrer a genealogistas e museus do mundo inteiro.

Liza De Gioconda (Mona Lisa, 1503) e Irina Guicciardini StrozziLiza De Gioconda (Mona Lisa, 1503) e Irina Guicciardini Strozzi

Quando surge a Arte

A arte começou a surgir, porém, apenas quando o fotógrafo começou a estabelecer vínculos com seus modelos juntamente com uma conexão mútua com os seus ancestrais. Isso é definido por Gardner de uma maneira muito poética.

Elizabeth Cady Stanton (1850) e Elizabeth Jenkins-Sahlin Elizabeth Cady Stanton (1850) e Elizabeth Jenkins-Sahlin 

"Qualquer conexão humana tende a surgir a partir da conversa, por isso é mais o resultado do diálogo entre nós dois nos dias, semanas, meses ou até anos que antecederam a sessão, o que me deu uma 'janela' para eles, não só enquanto pessoas, mas a partir do momento em que expandem a compreensão de seus antepassados, isso aprofunda a compreensão e a conexão mútuas que temos, o que claramente ajuda quando se trata de uma sessão de fotos".

Almirante Horatio Nelson (1800) e William John Raglan Horatio TribeAlmirante Horatio Nelson (1800) e William John Raglan Horatio Tribe

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: