Ciência
26/08/2020 às 06:00•2 min de leitura
O Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) divulgou um vídeo inédito diretamente do "trem voador" alemão, datado de 1902. Em um registro histórico de quase 120 anos de existência e relatando pouco mais de 2 minutos de viagem, é possível observar a perspectiva de um dos moradores de Wuppertal, conhecida antigamente como Barmen-Elberfeld, ao embarcar no trem suspenso em uma curta trajetória, mas suficiente para retratar como era a Alemanha no início do século XX.
Conhecida por sua ferrovia elétrica suspensa schwebebahn, Barmen-Elberfeld era um importante ponto que ligava distritos vizinhos como Elberfeld e Vohwinkel à capital, Berlim. O trem foi construído entre 1897 e 1903 por Eugen Langen e utilizado pelo imperador da época, Guilherme II, para a realização dos primeiros testes.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Com pouco mais de 13 quilômetros de extensão, a ferrovia acompanha praticamente todo o fluxo do rio Wupper e ainda é bastante utilizada até hoje, com uma média de 82 mil passageiros diários, porém agora com muito mais tecnologia e adaptado à velocidade e às modernidades do movimento urbano.
Originalmente gravado em filmes preto e branco de 30 a 34 milímetros, o vídeo estava parcialmente embaçado e com uma resolução que escondia bastante os detalhes de ruas, residências, pedestres e ambientações. Correndo a menos de 20 fps, sua qualidade estava seriamente comprometida, mas nada que as técnicas modernas de otimização de imagens e cinematografia não pudessem resolver.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Foi então que entrou em ação Denis Shiryaev, especialista em inteligência artificial da agência Neural Love em Gdansk, Polônia, o qual conseguiu dar um brilho inédito à antiga filmagem. Além de o técnico conseguir expandir o tempo de duração de 2 para 4 minutos, cores e sons foram adicionados à filmagem, dando um ar muito mais recente e deixando os detalhes significativamente mais claros.
(Fonte: Bored Panda/Reprodução)
Além disso, as taxas de quadros — antes em modelos de fotos — foram suavizadas e passaram a correr com uma clareza muito mais atual, mantendo-se estáveis e entregando um resultado mais fluido e consistente. Veja abaixo o vídeo original e o remasterizado e boa viagem!