Artista cria incríveis buquês de flores feitas com porcelana

Artista cria incríveis buquês de flores feitas com porcelana

Último Vídeo

Incrivelmente cuidadosa e detalhista, a artista plástica ucraniana Olesya Galushcenko é a responsável por criar impressionantes buquês de flores totalmente constituídos de porcelana. Quem observa as artes não imagina que o frágil material seria a principal ferramenta de trabalho para reproduzir flores, galhos, ramos e pétalas, mas a artista chegou para provar que, de fato, é possível.

Engenheira hidráulica e autodidata, artista obteve por conta própria todo o aprendizado sobre manuseio e composição de arranjos, sem quaisquer tipos de aulas, cursos ou oficinas práticas. Foi então que, ao iniciar seus trabalhos manuais envolvendo flores decorativas, sua percepção de materiais ideais e das melhores maneiras de adaptar o realismo foram sendo aprimoradas, dando início à sua própria aventura experimental no ramo das artes plásticas.

(Fonte: Olesya Galushcenko/Reprodução)(Fonte: Olesya Galushcenko/Reprodução)

“O autor das obras que me impressionaram era autodidata e meu lema é 'se outra pessoa pode fazer isso, eu também posso'”, disse Olesya ao portal Dumskaya.net. “E foi assim que tudo começou. Mas no final os tutoriais não me satisfizeram, porque tudo acabou por ficar muito decorativo e eu queria realismo.”

(Fonte: Olesya Galushcenko/Reprodução)(Fonte: Olesya Galushcenko/Reprodução)

Substituindo a argila tradicional por revestimentos em porcelana, Olesya passou a estudar mais a fundo o ramo naturalista, dissecando cada flor, ramificação e pétala como uma especialista da área. O ideal era compreender cada dimensão das plantas decorativas a fim de poder reproduzir com perfeição seus moldes e não deixar passar nenhum detalhe.

O processo criativo da artista

Olesya Galushcenko é muito direta quanto à divulgação de seu processo criativo, afirmando que não tem interesse em dar aulas, tutoriais ou explicar como se dá o processo de fabricação de suas flores decorativas. "Em geral, basta aprender a moldar o barro e observar a natureza, a desmontar flores por pétalas. Além disso, se eu já compartilhar meus segredos, a exclusividade de meus produtos será perdida”, comentou.

(Fonte: Olesya Galushcenko/Reprodução)(Fonte: Olesya Galushcenko/Reprodução)

Através de um processo considerado terapêutico, Olesya acredita na unicidade de sua arte como a "melhor do mundo" no ramo, fazendo tudo com suas próprias mãos como resultado de esforços que demandaram muito sacrifício, algo que afetou significativamente seu estado físico, mas não prejudicou seu ânimo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.