Ciência
18/10/2020 às 11:00•2 min de leitura
Alana Jones-Mann, designer e confeiteira na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, desenvolveu um estilo próprio de decoração de bolos. A página do Instagram de Alana é inacreditável: repleta de fotos de bolos que parecem almofadas de pelúcia, plantas, tapetes e muito mais!
Os bolos que parecem tapetes felpudos foram os responsáveis pela fama inicial de Jones-Mann. Surpreendentemente, a confeiteira contou ao jornal Los Angeles Times que ela nunca teve a intenção de fazer bolos que parecem tapetes. Foram outras pessoas que começaram a chamar seus designs de “shag-rug cakes” (bolos-tapete).
Uma de suas criações mais recentes foi o “tapete persa”, quando Alana foi convidada pela revista Elle Decor para criar oito bolos inspirados em tapetes para esta estação.
Este estilo tradicional iraniano de tapetes — super colorido, vibrante e repleto de ornamentos — é parte fundamental da arte e cultura persa.
A técnica usada para fazer o efeito “tapete” é chamada dot piping, onde pequenos pontos de cobertura são adicionados à superfície individualmente.
Alana usa ferramentas comuns de decoração para confeitaria.
A artista comentou em entrevista ao L.A. Times a grande importância de suas raízes californianas: natural de San Diego, ela acredita que a paisagem colorida do sul da Califórnia a influencia bastante.
Alana estava morando em Nova York e trabalhando com eventos e marketing quando começou a fazer e decorar bolos para lidar com o estresse.
Há três anos, ela decidiu se mudar para Los Angeles, já trabalhando como confeiteira. O retorno à Califórnia trouxe muito mais inspiração e visibilidade ao seu trabalho.
“Quando eu estava em Nova York, ninguém queria comprar (meus bolos)”, comenta.
Com a mudança para Los Angeles, a confeiteira tem exercido sua criatividade ao máximo, explorado diversos estilos de decoração e chamado atenção de revistas, jornais e clientes famosos, como a atriz Reese Witherspoon.