Salvador 471 anos: 10 curiosidades sobre a capital da Bahia

29/03/2021 às 09:302 min de leitura

Salvador faz aniversário nesta segunda-feira (29), completando 471 anos de idade. Para homenagear uma das cidades mais visitadas do Brasil, o Mega Curioso listou 10 curiosidades sobre a capital baiana que você precisa saber. Confira!

1. A primeira capital do Brasil

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Fundada em 1549, Salvador foi a primeira capital do Brasil, posto ocupado até 1763, quando a corte real foi transferida para o Rio de Janeiro.

2. São Salvador de Todos os Santos

(Fonte: G1/Reprodução)(Fonte: G1/Reprodução)

O primeiro nome da capital da Bahia foi São Salvador de Todos os Santos. A nomenclatura foi dada devido ao fato de a cidade ter sido descoberta no Dia de Todos os Santos (1º de novembro).

3. Soteropolitanos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quem nasce em Salvador é soteropolitano. A palavra grega soterópolis significa “cidade do Salvador”, em referência a Jesus Cristo, considerado pelos católicos como o salvador da humanidade.

4. Primeira escola de Medicina do Brasil

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Salvador foi sede da primeira escola de Medicina do Brasil. Criada em 18 de fevereiro de 1808, ela era chamada de Escola de Cirurgia da Bahia, nome trocado para Faculdade de Medicina da Bahia, pertencente à Universidade Federal da Bahia.

5. Dia da Baiana de Acarajé

(Fonte: Secretaria de Cultura BA/Divulgação)(Fonte: Secretaria de Cultura BA/Divulgação)

O Dia Nacional das Baianas de Acarajé é celebrado em 25 de novembro, como forma de homenagear as mulheres que se dedicam à produção e venda do acarajé.

6. Maior carnaval do mundo

(Fonte: Flickr/Secretaria de Cultura BA)(Fonte: Flickr/Secretaria de Cultura BA)

A capital baiana foi mencionada no Guinness Book em 2004 ao receber o título de maior carnaval do mundo, contando com mais de 2,5 milhões de foliões nas ruas, durante os dias de festa.

7. Uma igreja para cada dia do ano

(Fonte: Flickr/Secretaria de Cultura BA)(Fonte: Flickr/Secretaria de Cultura BA)

Dizem que há 365 igrejas católicas em Salvador, ou seja, uma para cada dia do ano. Uma das mais famosas é a Igreja do Senhor do Bonfim, onde (também) são distribuídas as famosas fitinhas coloridas.

8. Capital com o maior percentual de negros

(Fonte: Flickr/Secretaria de Cultura BA)(Fonte: Flickr/Secretaria de Cultura BA)

82% da população soteropolitana se declarou negra em 2014, número que colocou a cidade como a capital com maior percentual de negros do Brasil.

9. Pelourinho

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O bairro que fica no Centro Histórico de Salvador tinha um local onde escravos e prisioneiros eram castigados e expostos ao público.

10. Primeiro elevador do Brasil

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Inaugurado em dezembro de 1873, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador do Brasil e o mais alto do mundo na época, servindo para ligar a Cidade Baixa à Cidade Alta. Ele já chegou a transportar 900 mil pessoas por mês, num percurso que dura 30 segundos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: