Artes/cultura
29/04/2021 às 05:00•2 min de leitura
O lago de Constança, conhecido cartão-postal europeu que está localizado na fronteira entre a Alemanha, a Áustria e a Suíça, é o pano de fundo para um dos maiores espetáculos a céu aberto da Terra: o Festival de Bregenz. Fundado em 1946, o evento é uma verdadeira obra de arte para os fãs da ópera, e traz shows temáticos que esbanjam criatividade e talento em produções capazes de mudar a vida do público.
Na década de 1940, Bregenz, capital austríaca do estado do Voralberg, possuía pouco mais de 30 mil habitantes, mas sem qualquer tipo de acesso a teatros. Porém, tudo mudou quando uma equipe de improviso teve que inaugurar "Bastien et Bastienne", de Mozart, levando a peça para ser apresentada em meio às águas do Constança. Após ganhar de imediato a aprovação dos espectadores, o palco flutuante virou marca registrada da cidade.
(Fonte: Bregenzer Festspiele / Reprodução)
(Fonte: Bregenzer Festspiele / Reprodução)
(Fonte: Bregenzer Festspiele / Reprodução)
Após anos de aprimoramento, novas tecnologias passaram a ser utilizadas, transformando um teatro improvisado em uma atração profissional e dedicada. Para criar cada tema, os produtores e coreógrafos levam cerca de 215 dias para levantar as estruturas, recrutar os integrantes do show, ensaiar, desenhar os figurinos e realizar outras atividades. Curiosamente, todos os pontos de acesso estão localizados em uma mega estrutura de concreto que ambienta os camarins, sala de máquinas e o restante das principais instalações necessárias para fazer o espetáculo seguir em frente.
A cada dois anos, profissionais do teatro, da música e da dança se reúnem para nadar, saltar, cantar e atuar em situações grandiosas, explorando temas relacionados às maiores óperas já feitas, como "Um Baile Mascarado", de Giuseppe Verdi, e "La Bohème", de Giacomo Puccini, e às grandes produções cinematográficas, como 007: Quantum of Solace.
(Fonte: Bregenzer Festspiele / Reprodução)
(Fonte: Bregenzer Festspiele / Reprodução)
(Fonte: Bregenzer Festspiele / Reprodução)
Em uma arquibancada semicircular para aproximadamente 7 mil espectadores, o público se deleita com um espetáculo visual de cerca de duas horas de duração com um palco rico em objetos, itens e estruturas impressionantes que transportam os visitantes para um mundo mágico nunca antes visto. Confira abaixo um vídeo de bastidores enquanto ainda não é possível conhecer presencialmente o Festival de Bregenz.