Quentão é com pinga ou vinho? Descubra a origem da bebida junina!

04/06/2021 às 03:002 min de leitura

Junho é sinônimo de Festa Junina e as suas tradicionais comidas e bebidas. Uma delas é o quentão, que em parte do Brasil é feito com pinga e em outra com vinho. Mas afinal, qual das receitas é a original e de onde ela surgiu? Descubra agora.

Quentão: pinga ou vinho?

Fonte: CyberCook/DivulgaçãoFonte: CyberCook/Divulgação

A versão com o vinho quente é bastante popular no Sul do país, uma região farta da bebida feita à base de uva. Já a opção com cachaça é mais comum no restante do Brasil, especialmente no sudeste. 

Mas qual alternativa nasceu primeiro? Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, escrito por Antônio Geraldo da Cunha e Cláudio Mello Sobrinho, quentão é uma aguardente de cana-de-açúcar temperada com gengibre e canela servida quente.

O Dialeto Caipira, do folclorista Amadeu Amaral, confirma que a bebida é feita com pinga e revela que “quentão” é uma palavra de origem caipira.

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Ainda nos primeiros anos de colonização, parte da população do interior de Minas Gerais e São Paulo começou a esquentar a cachaça, bebida tipicamente brasileira, para ajudar a aquecer o corpo nos dias mais frios do ano.

A bebida quente feita à base de vinho e especiarias é tradicional na Europa, onde é chamada de Glühwein na Alemanha, vin chaud na França e vin brulé na Itália, para citar alguns casos. No Brasil, ela também é conhecida como quentão de vinho, vinho quente ou vinhão.

Receita original do quentão

Fonte: CyberCook/DivulgaçãoFonte: CyberCook/Divulgação

Como descobrimos, a versão típica da bebida é feita com pinga quente. A receita tradicional do quentão conta com a cachaça, água, limão, gengibre, cravo e canela. 

A alternativa com vinho costuma ter as mesmas especiarias da original com o acréscimo da maçã. Além disso, algumas opções mais gourmetizadas estão sendo feitas com conhaque, rum e frutas, como o abacaxi.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: