Os 5 jogos de xadrez mais antigos já encontrados

22/06/2021 às 05:002 min de leitura

Considerado o "jogo dos reis", o xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais populares da história e vem movimentando jogadores e entusiastas por séculos, trazendo adaptações de peças, regras e estilos que variam de acordo com as culturas e a época em que foi disseminado. Suas origens são supostamente do século V d.C. e contam histórias de sociedades, crenças e hábitos, sempre com particularidades notáveis e detalhes que qualquer aficionado pelo game gostaria de conhecer.

Confira abaixo as peças e os jogos de xadrez mais antigos já documentados.

5. Xadrez persa (séculos XI-XII)

(Fonte: The Met / Reprodução)(Fonte: The Met / Reprodução)

Considerado o primeiro conjunto completo de xadrez já identificado, o xadrez persa trouxe um design abstrato e moldado em formato minimalista, visto que o islã proibia a representação humana nas artes da época. As peças são constituídas por Fritware (pasta de pedra), um tipo de cerâmica em que quartzo ou vidro é misturado com argila.

4. Ager Chessmen (1021 d.C.)

(Fonte: Visitmuseum / Reprodução)(Fonte: Visitmuseum / Reprodução)

Com origens desconhecidas, acredita-se que o xadrez de Ager, encontrado na Espanha, tenha vindo do Egito, visto que sua composição única de cristal de rocha (uma variedade do quartzo) existe em minas vulcânicas no norte da África. Com o tempo, algumas peças desapareceram completamente, enquanto outras foram compradas posteriormente pelo Emir do Kuwait.

3. Mozarab (900-936 d.C.)

(Fonte: Carolus Chess / Reprodução)(Fonte: Carolus Chess / Reprodução)

Também conhecidas como peças de São Genadio, as peças de Mozarab referem-se aos cristãos espanhóis que viveram sob o domínio muçulmano nos séculos XVIII e XI. Supostamente, o jogo pertencia ao bispo Genadio de Astorga e até hoje está em exibição no Mosteiro de San Miguel de la Escalada em Leon, Espanha.

2. Xadrez de Venafro (885-1017 d.C.)

(Fonte: Artsupp / Reprodução)(Fonte: Artsupp / Reprodução)

O mais antigo conjunto de peças de xadrez europeu foi encontrado em uma antiga tumba da Campânia, Itália, e data do século X, apesar de haver crenças sobre origens de 100 anos mais antigas. As, aproximadamente, 19 peças em formatos abstratos tinham detalhes de osso e marfim, reforçando mecânicas de jogo no estilo árabe, assim como o Afrasiab (apresentado a seguir).

1. Afrasiab Chessmen (700-760 d.C.)

(Fonte: history.chess / Reprodução)(Fonte: history.chess / Reprodução)

Datado do início do século VII, os Afrasiab Chessmen foram identificados no Uzbequistão, e o conjunto era composto de sete peças únicas: um rei, uma torre (carruagem), uma rainha (vizir), um cavalo (cavaleiro), um bispo (elefante) e dois peões (soldados). Essa versão se assemelhava à antiga chaturanga, um jogo indiano que existe desde o século VI d.C.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: