Seja o primeiro a compartilhar

5 filmes poderosos para entender a crise dos refugiados

Celebrado em 20 de junho, o Dia do Refugiado marca uma data relevante sobre a garantia dos direitos humanos e surge para lembrar ao mundo sobre tristes perspectivas de pessoas que são forçadas a abandonar suas terras devido à violência, conflitos e efeitos da mudança climática.

Ao longo das últimas décadas, inúmeras produções cinematográficas se empenharam em transmitir eventos dramáticos para o público e tentar levar o entendimento sobre as proporções da crise, apresentando cenários emocionantes e crus sobre uma das maiores tragédias humanas da modernidade. Confira abaixo alguns dos principais longas-metragens sobre o tema e entenda o porquê dele ser considerado algo tão sensível.

1. Sergio (2020)

Dirigido por Greg Barker (Manhunt), Sergio narra um drama emocionante sobre as consequências da invasão norte-americana à cidade de Bagdá, Iraque, quando a vida do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello é colocada à prova na missão mais traiçoeira e perigosa de sua carreira profissional.

2. Missão no Mar Vermelho (2019)

Uma equipe de agentes israelenses do Mossad é designada para transferir milhares de judeus etíopes para Israel. Para cumprir a árdua missão, Ari Levinson (Chris Evans) e Kabede Bimro (Michael Kenneth Williams) criam um falso resort de mergulho perto do Mar Vermelho e utilizam o local para afastar suspeitas das autoridades locais, evitando um genocídio e o agravamento da guerra civil no Sudão.

3. Primeiro, Mataram o Meu Pai (2017)

Uma garota de cinco anos embarca em uma tensa jornada pela sobrevivência em meio à ascensão surpreendente do terrível reinado do Khmer Vermelho, líder que matou cerca de 2 milhões de cambojanos ao prendê-los em campos de concentração e obrigar a trabalhos forçados, fome, maus tratos, confisco de pertences, privação de cuidados de saúde e medicina clandestina.

4. Human Flow (2017)

Intitulado o "filme da crise dos refugiados", Human Flow apresenta a dura história de mais de 65 milhões de pessoas que foram forçadas a sair de suas casas para escapar da fome, das mudanças climáticas e da guerra. O longa segue diversas narrativas ambientadas em cerca de 23 países e questiona a realidade da situação migratória de forma documental, crítica e emotiva.

5. Beasts of No Nation (2015)

Beasts of No Nation segue a história de Agu, uma criança nigeriana que vive em áreas protegidas pelas Nações Unidas. A situação ganha contornos apavorantes quando o local seguro do menino é invadido pelo governo, resultando no assassinato de famílias, bombardeamento de cabanas e na captura de crianças para o serviço militar. A produção exibe as fases de crescimento de Agu e como seus traumas e pesadelos o forçaram a lutar, assumindo o papel de comandante dos grupos bélicos infantis.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER