5 filmes poderosos para entender a crise dos refugiados

24/06/2021 às 03:002 min de leitura

Celebrado em 20 de junho, o Dia do Refugiado marca uma data relevante sobre a garantia dos direitos humanos e surge para lembrar ao mundo sobre tristes perspectivas de pessoas que são forçadas a abandonar suas terras devido à violência, conflitos e efeitos da mudança climática.

Ao longo das últimas décadas, inúmeras produções cinematográficas se empenharam em transmitir eventos dramáticos para o público e tentar levar o entendimento sobre as proporções da crise, apresentando cenários emocionantes e crus sobre uma das maiores tragédias humanas da modernidade. Confira abaixo alguns dos principais longas-metragens sobre o tema e entenda o porquê dele ser considerado algo tão sensível.

1. Sergio (2020)

Dirigido por Greg Barker (Manhunt), Sergio narra um drama emocionante sobre as consequências da invasão norte-americana à cidade de Bagdá, Iraque, quando a vida do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello é colocada à prova na missão mais traiçoeira e perigosa de sua carreira profissional.

2. Missão no Mar Vermelho (2019)

Uma equipe de agentes israelenses do Mossad é designada para transferir milhares de judeus etíopes para Israel. Para cumprir a árdua missão, Ari Levinson (Chris Evans) e Kabede Bimro (Michael Kenneth Williams) criam um falso resort de mergulho perto do Mar Vermelho e utilizam o local para afastar suspeitas das autoridades locais, evitando um genocídio e o agravamento da guerra civil no Sudão.

3. Primeiro, Mataram o Meu Pai (2017)

Uma garota de cinco anos embarca em uma tensa jornada pela sobrevivência em meio à ascensão surpreendente do terrível reinado do Khmer Vermelho, líder que matou cerca de 2 milhões de cambojanos ao prendê-los em campos de concentração e obrigar a trabalhos forçados, fome, maus tratos, confisco de pertences, privação de cuidados de saúde e medicina clandestina.

4. Human Flow (2017)

Intitulado o "filme da crise dos refugiados", Human Flow apresenta a dura história de mais de 65 milhões de pessoas que foram forçadas a sair de suas casas para escapar da fome, das mudanças climáticas e da guerra. O longa segue diversas narrativas ambientadas em cerca de 23 países e questiona a realidade da situação migratória de forma documental, crítica e emotiva.

5. Beasts of No Nation (2015)

Beasts of No Nation segue a história de Agu, uma criança nigeriana que vive em áreas protegidas pelas Nações Unidas. A situação ganha contornos apavorantes quando o local seguro do menino é invadido pelo governo, resultando no assassinato de famílias, bombardeamento de cabanas e na captura de crianças para o serviço militar. A produção exibe as fases de crescimento de Agu e como seus traumas e pesadelos o forçaram a lutar, assumindo o papel de comandante dos grupos bélicos infantis.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: