5 filmes brasileiros inspirados em obras literárias

15/07/2021 às 06:302 min de leitura

*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ao longo das últimas décadas, o cinema brasileiro passou a apostar fortemente em adaptações de obras literárias e, graças a isso, viu suas produções se alavancarem em relação à crítica e repercussão, com algumas delas sendo reconhecidas internacionalmente através de premiações e indicações.

Confira abaixo algumas dos melhores filmes brasileiros inspirados em livros.

1. O auto da compadecida

(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)

O auto da compadecida, longa-metragem baseado na peça de Ariano Suassuna, é uma obra satírica e cômica que exalta a cultura popular nordestina. Repleto de tiradas regionais, diálogos irônicos e atos divertidos, o filme apresenta a dupla de sertanejos Chicó e João Grilo, dois enganadores que se destacam por sua esperteza e malandragem, agindo na base do improviso para se dar bem na cidadezinha de Taperoá, na Paraíba.

2. Cidade de Deus

(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)

Adaptação roteirizada inspirada na obra de Paulo Lins, Cidade de Deus, lançado em 2002, até hoje é considerado um dos filmes nacionais mais importantes já lançados, indicado a diversas premiações. A dramática trama retrata o nascimento do crime organizado na Cidade de Deus, que se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro nos anos 1980, e as consequências de um ambiente violento para a comunidade.

3. A hora da estrela

(Fonte: O Globo / Reprodução)(Fonte: O Globo / Reprodução)

Em 1985, a diretora Suzana Amaral estreou no cinema adaptando A hora da estrela, conhecida por ser a última obra literária de Clarice Lispector. Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o longa traz a história da nordestina semianalfabeta Macabéa, que vive em um ambiente de decepções, indiferença e desgraça, e chega a apelar para a sorte na tentativa de reestruturar sua vida.

4. Memórias póstumas de Brás Cubas

(Fonte: Superfilmes / Reprodução)(Fonte: Superfilmes / Reprodução)

Filme homônimo baseado na eterna obra de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas é uma clássica comédia dramática que conta a história de Brás Cubas, o protagonista e narrador do título. Esse "quase diário" abre, então, portas saudosistas da infância, juventude e outros trechos da vida, sendo apresentado como um material post mortem que vai passando por inúmeras reflexões importantes sobre trabalho, amores, amizades, formação acadêmica e muito mais.

5. Vidas secas

(Fonte: ANCINE / Reprodução)(Fonte: ANCINE / Reprodução)

Vidas secas, adaptação cinematográfica do livro de Graciliano Ramos, foi o único filme brasileiro indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais e um dos poucos nacionais incluídos no livro 1001 filmes para ver antes de morrer. Sua história conta o drama sofrido por uma família que tenta sobreviver em meio à seca, enfrentando a fome, sede e conflitos psicológicos decorrentes da desesperança.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: