Seja o primeiro a compartilhar

5 filmes brasileiros inspirados em obras literárias

Ao longo das últimas décadas, o cinema brasileiro passou a apostar fortemente em adaptações de obras literárias e, graças a isso, viu suas produções se alavancarem em relação à crítica e repercussão, com algumas delas sendo reconhecidas internacionalmente através de premiações e indicações.

Confira abaixo algumas dos melhores filmes brasileiros inspirados em livros.

1. O auto da compadecida

(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)

O auto da compadecida, longa-metragem baseado na peça de Ariano Suassuna, é uma obra satírica e cômica que exalta a cultura popular nordestina. Repleto de tiradas regionais, diálogos irônicos e atos divertidos, o filme apresenta a dupla de sertanejos Chicó e João Grilo, dois enganadores que se destacam por sua esperteza e malandragem, agindo na base do improviso para se dar bem na cidadezinha de Taperoá, na Paraíba.

2. Cidade de Deus

(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)(Fonte: Globo Filmes / Reprodução)

Adaptação roteirizada inspirada na obra de Paulo Lins, Cidade de Deus, lançado em 2002, até hoje é considerado um dos filmes nacionais mais importantes já lançados, indicado a diversas premiações. A dramática trama retrata o nascimento do crime organizado na Cidade de Deus, que se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro nos anos 1980, e as consequências de um ambiente violento para a comunidade.

3. A hora da estrela

(Fonte: O Globo / Reprodução)(Fonte: O Globo / Reprodução)

Em 1985, a diretora Suzana Amaral estreou no cinema adaptando A hora da estrela, conhecida por ser a última obra literária de Clarice Lispector. Considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o longa traz a história da nordestina semianalfabeta Macabéa, que vive em um ambiente de decepções, indiferença e desgraça, e chega a apelar para a sorte na tentativa de reestruturar sua vida.

4. Memórias póstumas de Brás Cubas

(Fonte: Superfilmes / Reprodução)(Fonte: Superfilmes / Reprodução)

Filme homônimo baseado na eterna obra de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas é uma clássica comédia dramática que conta a história de Brás Cubas, o protagonista e narrador do título. Esse "quase diário" abre, então, portas saudosistas da infância, juventude e outros trechos da vida, sendo apresentado como um material post mortem que vai passando por inúmeras reflexões importantes sobre trabalho, amores, amizades, formação acadêmica e muito mais.

5. Vidas secas

(Fonte: ANCINE / Reprodução)(Fonte: ANCINE / Reprodução)

Vidas secas, adaptação cinematográfica do livro de Graciliano Ramos, foi o único filme brasileiro indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais e um dos poucos nacionais incluídos no livro 1001 filmes para ver antes de morrer. Sua história conta o drama sofrido por uma família que tenta sobreviver em meio à seca, enfrentando a fome, sede e conflitos psicológicos decorrentes da desesperança.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER