Seja o primeiro a compartilhar

Por que o francês é a língua oficial dos eventos olímpicos?

Certamente você já se perguntou: "por que falam francês nas cerimônias de abertura e encerramento das Olímpiadas?". O motivo começa com Pierre de Coubertin, francês que fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1915. Além disso, no ano em que foi fundado o COI, a língua francesa era considerada o idioma da diplomacia e por esse motivo foi adotada como padrão.

Curiosamente, de acordo com a Regra 23 da Carta Olímpica, o francês é uma língua oficial do COI ao lado do inglês. Mas se uma discrepância entre um texto com os dois idiomas ocorrer em qualquer documento do Comitê, o texto em francês prevalecerá. 

Pierre de Coubertin foi o fundador do Comitê Olímpico InternacionalPierre de Coubertin foi o fundador do Comitê Olímpico Internacional

A predominância desse idioma oficial nos jogos é tanta que a Organization internationale de la Francophonie, que representa 80 países de língua francesa, tem uma equipe enorme que monitora seu uso nas Olimpíadas, ou a falta dele, e relatam suas descobertas.

Desde as Olimpíadas de Atenas, em 2004, o grupo nomeia um Grand Témoin, ou Grande Testemunha, para supervisionar os esforços. Ele é responsável por garantir que placas de avisos, documentos e informações estejam dentro dos padrões da língua. 

Mesmo no Rio de Janeiro, o francês foi a língua oficial das Rio 2016Mesmo no Rio de Janeiro, o francês foi a língua oficial das Rio 2016

Vale lembrar que mesmo o francês sendo predominante, ainda há uma tradução para a língua oficial onde os jogos estão sendo realizados. Em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por exemplo, durante as cerimônias de aberturas e encerramento, os narradores oficiais dos eventos faziam as apresentações primeiro em francês, seguido pelo inglês e, por fim, em português.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER