Conheça Oxóssi, o orixá caçador e regente dos ecossistemas

22/07/2021 às 14:002 min de leitura

Na mitologia africana, alguns homens e mulheres adquiriram a capacidade de alterar o curso da natureza e se tornaram os orixás. Entre eles, um dos mais respeitados na Umbanda e no Candomblé, Oxóssi, é a entidade que mais se identifica com a natureza, exaltando tudo o que ela nos proporciona e usando-a habilmente para a sobrevivência equilibrada.

Fonte: Valter Nu/Flickr/ReproduçãoFonte: Valter Nu/Flickr/Reprodução

Filho do pai de todos, Oxalá, e de Yemanjá, a rainha do mar, Oxóssi representa, na Umbanda, o chefe dos Caboclos. É também conhecido como Odé (caçador em iorubá) ou Alákétu, o senhor da cidade de Kétu, na Nigéria. Guerreiro e sábio, Oxóssi se conecta ao meio ambiente e é responsável pelo balanço do ecossistema, controlando o voo das abelhas e o canto dos pássaros.

Ele respeita todas as coisas que o mundo nos oferece naturalmente. Dessa forma, a conexão com Oxóssi é feita através de uma boa vida, relaxamento e descanso. Ele é um orixá ao qual não se procura, já que está presente, como deus da caça, em todas as nossas refeições, por ser o provedor do alimento.

Oxóssi e Oxum

Fonte: Márcio Rocha/ArtStation/ReproduçãoFonte: Márcio Rocha/ArtStation/Reprodução

Como acontece em todas as mitologias, Oxóssi também viveu sua própria epopeia quando conheceu Oxum, a rainha das águas doces, dos riachos e das cachoeiras. Bela, sensual e amorosa, a orixá logo conquistou o coração do sempre contido e econômico guerreiro. Foi um amor incontrolável.

Para consumá-lo, o casal enfrentou até o poder do pai Oxalá, que não aceitou o relacionamento. Ardilosa, Oxum teve a ideia de vestir Oxóssi de mulher, e levá-lo até o palácio, apresentando-o como uma amiga. Assim fizeram e o plano funcionou por um tempo, até que Oxum engravidou e não foi mais possível esconder a farsa.

Fonte: Umbanda Saber/Instagram/ReproduçãoFonte: Umbanda Saber/Instagram/Reprodução

Quando Oxalá descobriu que sua filha o havia traído, expulsou Oxóssi do palácio e determinou que ele se tornasse bissexual, por ter passado tanto tempo vestido de mulher. Em uma de suas caçadas, Oxóssi encontrou Iansã, guerreira como ele, sob a forma de um grande elefante. Casaram-se tiveram muitos filhos, que foram depois abandonados e criados por Oxum.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: