Ciência
13/08/2021 às 08:00•2 min de leitura
Muito antes de sermos apresentados a Goku e Naruto, os termos e expressões japoneses já faziam parte do dia a dia brasileiro, e várias palavras tornaram-se vocábulos cotidianos para a população, com algumas pessoas sequer conhecendo suas etimologias ou adaptações, mas utilizando-as adequadamente. Essa influência nipônica, na verdade, vem ocorrendo desde quando o Brasil abriu as portas para o Japão, no início do século XX, e viu a chegada de dezenas de navios com imigrantes, tendo acesso a uma das culturas mais ricas do Oriente terrestre.
Veja abaixo algumas palavras de origem japonesa que foram adicionadas ao vocabulário do Brasil.
(Fonte: Oishi So Japan/Reprodução)
Assim como o grão de soja, a palavra também teve sua origem no Japão e é derivada do termo shoyu, que é simplesmente o nome para o molho de soja ao estilo japonês, disponibilizado em uma versão leve (usukuchi) ou escura (koikuchi).
(Fonte: Kyodo Images/Reprodução)
O tsunami, apavorante onda gigante geralmente causada por uma tremenda perturbação no oceano, tem sua origem na junção dos termos tsu ("porto" ou "enseada") e nami ("onda"). A primeira utilização da palavra remonta de quase 100 anos atrás, quando um terremoto atingiu a costa nordeste de Hondo, principal ilha do Japão, gerando um maremoto.
(Fonte: Wikipedia/Reprodução)
Conhecemos o biombo como um objeto articulado feito de caixilhos ou de folhas de madeira fina que serve para demarcar um espaço, proteger uma área ou servir de quebra-vento. E, segundo a origem da palavra, essas funções são, de fato, as nativas da estrutura, já que o termo japonês byobu significa algo como “proteção ao vento”.
(Fonte: Nippon/Reprodução)
Criada no início do século XX, a palavra emoji, que hoje conhecemos como as imagens e pictogramas animados de redes sociais e mensageiros, foi resultado da união entre e (“imagem”) e moji (“personagem”).
(Fonte: Wikipedia/Reprodução)
Futon remete a uma tradição milenar dos japoneses e é o termo utilizado mundialmente para se referir a colchões ou materiais acolchoados que são colocados em pisos. A palavra é escrita da mesma forma que o vocábulo original, o futon, e significa “almofada de meditação”.
(Fonte: Gate20/Reprodução)
Karaokê é uma das atividades mais queridas do mundo, e muitas pessoas nem sequer conhecem a origem da expressão. O local que estimula o surgimento de vários talentos musicais começou a se espalhar pelo Japão durante os anos 1970 e consiste em uma união entre kara (“vazio”) e oke (“orquestra”).