7 museus do Brasil que você provavelmente não conhece, mas deveria

28/08/2021 às 06:003 min de leitura

As aulas de histórias do ensino básico até servem para contextualizar os grandes eventos e acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo, mas é no museu que eles transpassam a imaginação e ganham vida – quem já viu o filme Uma Noite no Museu sabe bem o poder que eles têm.

Se você é um grande interessado por histórias, em geral, existem vários museus brasileiros que são de tirar o fôlego, tanto por sua arquitetura quanto pelas histórias, culturas e artes que conservam e revelam. E, na era tecnológica, para conhecer alguns deles, você nem precisa sair de casa, pois basta fazer uma visita virtual

Ficou interessado? Então confira!

1. Instituto Ricardo Brennand 

Importante centro de cultura do nordeste brasileiro. (Fonte: Museu Brasil/Divulgação)Importante centro de cultura do nordeste brasileiro. (Fonte: Museu Brasil/Divulgação)

Também conhecido como Castelo de Brennand, o Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma fortaleza medieval em meio a um parque em Recife (PE). O museu abriga uma coleção de documentação histórica e artística relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês. 

Entre as exposições permanentes está a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, conhecido como primeiro pintor das paisagens brasileiras. Além disso, o IRB contém mais de 3 mil armas brancas produzidas entre os séculos XIV e XXI. Em destaque estão as 27 armaduras medievais completas que também fazem parte do acervo do museu.

2. Instituto Inhotim

Fica entre biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. (Fonte: Instituto Inhotim/Divulgação)Fica entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. (Fonte: Instituto Inhotim/Divulgação)

Inhotim é conhecido por ser um grande museu a céu aberto localizado na cidade de Brumadinho (MG). Suas características singulares de unir projeto paisagístico a obras e natureza chamam atenção de todo mundo que o visita.

O museu, que fica a 56 quilômetros de Belo Horizonte, tem 22 galerias que expõem obras de arte contemporâneas de mais de 85 artistas, como Adriana Varejão e Hélio Oiticica. Ele ainda conta com um jardim que contempla aproximadamente 4 mil espécies botânicas. 

3. Museu da Língua Portuguesa

Exposição Língua Solta. (Fonte: Museu da Língua Portuguesa/Divulgação)Exposição Língua Solta. (Fonte: Museu da Língua Portuguesa/Divulgação)

O museu está instalado na capital de São Paulo, em um prédio antigo localizado na Região da Luz. Nele, há uma grande galeria dedicada a explorar o mundo da língua portuguesa, o significado das palavras e a influência de povos, línguas e culturas na formação do idioma. Tudo é apresentado de maneira única. Por lá, você encontra projeções de filmes e uma linha do tempo com recursos interativos.

4. Museu Oscar Niemeyer

O museu é um exemplo de arquitetura alinhada à arte. (Fonte: Martins kariny/Pixabay/Reprodução)O museu é um exemplo de arquitetura alinhada à arte. (Fonte: Martins kariny/Pixabay/Reprodução)

Projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, o museu é conhecido pela população da cidade de Curitiba (onde está localizado) como Museu do Olho – por conta do seu formato. 

Assim como a arquitetura, o acervo dele também é impressionante e conta com obras de grandes autores, como Tarsila do Amaral, Ianelli e Cândido Portinari. Outro fato interessante desse museu é que por lá também se encontram as obras apreendidas na Operação Lava Jato.

5. Museu Imperial

Para quem gosta de saber como vivia a família imperial brasileira. (Fonte: Uwe Bergwitz/Adobe Stock/Divulgação)Para quem gosta de saber como vivia a família imperial brasileira. (Fonte: Uwe Bergwitz/Adobe Stock/Divulgação)

O museu está instalado na região de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde foi o palácio de verão do imperador Dom Pedro II. Entre o acervo, há diversas peças relacionadas à monarquia brasileira.

Se você se interessa em saber como eram as joias imperiais, por exemplo, no museu você tem acesso às coroas de D. Pedro I e D. Pedro II. Além disso, pode conferir algumas joias usadas pela Dona Leopoldina e pela Marquesa de Santos.

6. Museu Histórico de Brasília

Inaugurado no mesmo dia que a cidade. (Fonte: Museu Brasil/Reprodução)Inaugurado no mesmo dia do que a cidade. (Fonte: Museu Brasil/Reprodução)

Dedicado para integrar o Conjunto Cultural dos Três Poderes, o Museu – conhecido também como Museu Cidade – conta a história de Brasília. Ele é o museu brasileiro mais antigo da capital e foi projetado por Oscar Niemeyer para marcar a transferência da capital brasileira.

7. Museu do Amanhã

Um espaço extraordinariamente atípico. (Fonte: Pixabay/ Reprodução)Um espaço extraordinariamente atípico. (Fonte: Pixabay/ Reprodução)

Com uma edificação moderna e sustentável, o Museu do Amanhã foi desenvolvido no Rio de Janeiro com objetivo de compartilhar mais da Arte e da Ciência aos visitantes.

Suas principais mostras são dedicadas à conscientização do perigo das mudanças climáticas e da degradação ambiental; o local recebe também exposições temporárias.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: