Esportes
29/08/2021 às 10:00•2 min de leitura
Erguida em um campo inglês no condado de Somerset, no ano de 1769, está a Torre do Rei Alfred. Vista como uma “loucura arquitetônica”, a estrutura é feita com mais de um milhão de tijolos vermelhos. Mas o que ela tem de especial?
A torre triangular com 50 metros de altura foi construída pela família de banqueiros Hoare. E aqui é fácil de entender a tal loucura arquitetônica: nada de projetos complexos ou belos, são construções erguidas por gente rica durante o auge do poderio britânico, com os objetivos de exibir riqueza e entreter os amigos.
O último elemento a ser adicionado em 1769, ano da conclusão da torre, foi a estátua de três metros de altura do Rei Alfred. Entre outros motivos para sua construção, estava a vitória do monarca saxão sobre os dinamarqueses em 878. O local onde está situada é lendário, já que foi ali que o rei teria erguido seu estandarte antes da batalha.
Outros objetivos da construção envolviam homenagear o Rei George III e comemorar o fim da Guerra dos Sete Anos, conflito que envolveu várias nações entre 1756 e 1763. Décadas mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, um avião colidiu com a estrutura, danificando significativamente os 10 metros superiores.
Então, a torre, que visava exaltar o fim de uma guerra, foi avariada por outra. A reparação só foi feita em 1986, quando um helicóptero foi usado para baixar o novo cone no topo. Atualmente, a Torre do Rei Alfred é aberta a visitantes. Aliás, a escadaria interna permite chegar até seu topo.
Confira as imagens!
(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Andrew Bone/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Carine06/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Scott Wylie/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Alwyn Ladell/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Alwyn Ladell/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Andrew Bone/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Clear Inner Vision/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Alwyn Ladell/Reprodução)
(Fonte: Flickr/debs-eye/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Ozzy Delaney/Reprodução)
(Fonte: Flickr/Lars Plougmannn/Reprodução)
(Fonte: Flickr/RAYANDBEE/Reprodução)