01
Compartilhamento

Por que adultos são escalados para fazer adolescentes em filmes e na TV?

A maioria de nós já assistiu a um filme ou a uma série que se passa em um colégio e estranhou aqueles homens enormes ou os mulherões adultos falando sobre provas e outros dilemas da adolescência. Isso porque, muitas vezes, os atores têm o dobro da idade do personagem que estão interpretando.

Veja alguns exemplos bem discrepantes:

  • Daphne Bozaski e Gabriela Medvedovski, 25 anos, como Benê e Keyla em Malhação
  • Rachel McAdams, 25 anos, como Regina George em Meninas Malvadas
  • Tobey Maguire, 27 anos, como Peter Parker em Homem-Aranha
  • Andrew Garfield, 28 anos, como Peter Parker (ele de novo!) em O Espetacular Homem-Aranha
  • Stacey Dash, 28 anos, como Dionne em As Patricinhas de Beverly Hills
  • Cory Monteith, 27 anos, como Finn Hudson em Glee
  • Ian Somerhalder, 31 anos, como Damon em The Vampire Diaries
  • Ashleigh Murray, 33 anos, como Josie em Riverdale

Esses são só alguns adolescentes de 15 ou 16 anos que foram interpretados por pessoas bem mais velhas. Na verdade, casos assim são a regra, e não a exceção: Glee, por exemplo, não tinha nem um menor de idade no elenco, assim como Riverdale, Dawson’s Creek e várias outras produções ambientadas em colégios. Então, fica o questionamento: por que os produtores não escalam pessoas da idade "certa" para esses papéis?

Um adolescente de 30 anos (Imagem: Febre Teen/Reprodução)Um adolescente de 30 anos. (Fonte: Febre Teen/Reprodução)

Trabalho de gente grande

A resposta é bem simples: adultos podem trabalhar em tempo integral, menores de idade não. Adolescentes de verdade estão na escola de verdade e têm menos tempo para trabalhar com atuação. Além disso, existem leis  que limitam o tempo de trabalho de menores em vários lugares, como a Califórnia, onde fica Hollywood e muitas dessas produções são filmadas.

Também é importante observar que atores maiores de idade podem fazer todo tipo de cena sem muito problema — como aquelas que envolvem violência ou algo mais "picante". Desse modo, escalar quem já passou dos 18 permite filmar com mais liberdade.

Outra razão essencial é o apelo da produção: adolescentes costumam ser muito franzinos, ter espinhas, usar aparelho dentário, mudar de voz... Quem já passou dessa fase "aparece" melhor na tela e pode atrair públicos mais velhos do que apenas os adolescentes. Por fim, quem já passou dos 18 costuma ser ator profissional, com alguma formação na área, de modo que há mais segurança de que a pessoa vai continuar na produção.

As exceções a essa regra podem acontecer quando o filme ou a série são bastante focados no nicho jovem ou os personagens precisam parecer ainda mais novos do que 15 ou 16 anos. É o caso de Stranger Things — não teria como colocar alguém de 18 anos para fazer um papel de 11 ou 12. Taylor Momsen, da primeira versão de Gossip Girl, é outro exemplo: ela era a única menor de idade do elenco, já que seu personagem era 1 ano mais novo do que os outros. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.