Em 1997, a autora J.K. Rowling se consagrou como uma das escritoras mais importantes dos últimos anos ao publicar pela primeira vez Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997). Desde então, o universo mágico de Harry e seus amigos foi se expandindo e ganhando mais desdobramentos.
E apesar de já termos ultrapassado duas décadas do lançamento da saga, é inevitável dizermos que o mundo mágico dos bruxos continua despertando interesse em inúmeros leitores. Agora que a Black Friday de 2021 está se aproximando, será que vale a pena comprar os livros de Harry Potter? Vamos descobrir!
Saga original
Desde que o primeiro livro foi lançado em 1997, o sucesso de Harry Potter só aumentou e mais outros seis livros da saga original vieram em sequência. Portanto, os interessados em conhecer a primeira sequência desse mundo fantasioso ou reler suas histórias favoritas devem seguir a seguinte ordem:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997);
- Harry Potter e a Câmara Secreta (1998);
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (1999);
- Harry Potter e o Cálice de Fogo (2000);
- Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003);
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005);
- Harry Potter e as Relíquias da Morte (2007).

Box Saga Harry Potter, J.K. Rowlling
Os 7 livros de uma das sagas mais famosas do mundo na edição tradicional, como nas primeiras versões lançadas.
Durante a Black Friday, algumas livrarias costumam oferecer descontos pela coleção completa de Harry Potter ou até mesmo pelos livros individuais, que já foram relançados algumas vezes e aparecem em diferentes versões de capa pelo mercado. Então, se você pretende começar tudo do zero ou apenas repor um dos livros da sua coleção, talvez esse seja o momento certo para pesquisar pela internet.
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Além dos sete livros que compõem a linha histórica de Harry Potter, os amantes desse universo também podem desfrutar a originalidade de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada durante a Black Friday. A obra foi lançado em 2016 como uma peça de teatro escrita em duas partes pelo autor Jack Thorne.
Baseado na história criada por J.K Rowling, do próprio Thorne e do diretor John Tiffany, a obra é situada 19 anos depois dos acontecimentos de Harry Potter e as Relíquias da Morte. No livro, Harry está trabalhando como empregado do Ministério da Magia e seu filho Alvo Severo Potter aparece como um dos protagonistas.
Enquanto o lendário bruxo precisa lutar contra um passado que não lhe deixa em paz, seu primogênito deve lutar contra o peso do legado de uma família que ele nunca quis. Então, passado e presente passam a se fundir de forma ameaçadora, enquanto ambos aprendem uma lição: as trevas podem surgir de lugares inesperados.

Livro Harry Potter e Criança Amaldiçoada - Capa dura, J.K. Rowling
A peça que foi sucesso virou livro! Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis.
Livros complementares
Além de todas as obras citadas anteriormente, outros três livros do universo de Harry Potter foram lançados nesse meio tempo. Apesar de não afetarem diretamente o enredo da trama original e serem apenas livros citados como material didático de Hogwarts, ainda assim vale a pena a leitura para os interessados. São eles:
- Quadribol Através dos Séculos (2001);
- Animais Fantásticos e Onde Habitam (2001);
- Os Contos de Beedle, o Bardo (2008).
Inclusive, um desses três livros chegou a virar enredo para um novo filme da saga de Harry Potter. Animais Fantásticos e Onde Habitam conta a história de Newt Scamander e sobre as diversas criaturas mágicas que ele havia perdido. Então, o bruxo precisa enfrentar forças malignas para recuperá-los.
Os Contos de Beedle, o Bardo, por outro lado, é rapidamente mencionado em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Isso acontece porque a história completa traz uma coletânea com cinco contos, mas apenas o Conto dos Três Irmãos é verdadeiramente explorado, uma vez que fala sobre as Relíquias da Morte.