Quem inventou o primeiro instrumento musical do mundo?

A história da música se dá muito antes de nos compreendermos como gente. Beethoven, Tom Jobim, Freddie Mercury e tantos outros nomes do segmento se tornam meros coadjuvantes quando paramos para pensar em quão longe podemos ir para encontrar as origens dos sons harmônicos.

E quem foi que inventou o primeiro instrumento musical na história da humanidade e qual instrumento é esse? Pensando nisso, hoje nós falaremos mais sobre a origem da flauta paleolítica, um incrível apetrecho rústico de praticamente 50 mil anos que foi pioneiro de tudo que temos hoje.

Origem da flauta

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Descoberta em 1995 dentro da caverna Divje Babe, na Eslovênia, a flauta paleolítica logo se tornou um tesouro global. De acordo com os pesquisadores, ela foi criada pelos neandertais e foi feita com o osso da coxa esquerda de um jovem urso. O instrumento possui quatro orifícios perfurados que são usados para soprar os sons.

Após algumas experimentações, especialistas confirmaram que o tamanho e posição dos buracos encontrados na descoberta arqueológica não poderiam ser acidentais — por tanto, foram de fato feitos com objetivos musicais. Essa inclusive é a unida edição de uma flauta encontrada até hoje que comprovadamente foi confeccionada por neandertais e é cerca de 20 mil anos mais velha do que qualquer outra edição de flauta conhecida historicamente.

Portanto, isso demonstra que os nossos antepassados também se interessavam pela expressão artística e possuíam habilidade para construir meios que lhes ajudassem a cumprir esse objetivo. 

Desenterrando o passado

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A flauta foi desenterrada na caverna de Divje Babe, próxima ao município de Cerkno, após sistemáticas escavações feitas pelo arqueólogo Ivan Turk. A caverna fica abaixo da borda nordeste do planalto Sebrelje, 230 metros acima do rio Idrijca. O local servia sobretudo como um covil de ursos, mas no último período glacial também foi ocasionalmente visitada por pessoas — neandertais e humanos anatomicamente modernos.

Baseado na datação da camada de solo onde foi encontrada, estima-se que a flauta possua entre 50 mil a 60 mil anos de idade. Portanto, ela seria proveniente da antiga Idade da Pedra (Período Paleolítico). No mesmo sítio arqueológico, também foram descobertas algumas ferramentas usadas pelos neandertais em seu dia a dia. 

Confecção da flauta

(Fonte: Museu Nacional da Eslovênia)(Fonte: Museu Nacional da Eslovênia)

Embora a flauta paleolítica possuísse quatro furos originalmente, apenas dois foram preservados por completo. Após alguns experimentos feitos com as ferramentas descobertas na caverna, os arqueólogos propuseram uma explicação sobre como o instrumento musical foi feito.

De acordo com os especialistas, usava-se uma pequena ferramenta de pedra pontiaguda para entalhar uma pequena cavidade no osso. Depois, era necessário fazer uma punção para expandir o buraco. Outras análises também provaram ser impossível que os buracos tenham sido criados pela mordida de algum outro animal.

Além de ser um achado histórico, a descoberta da flauta paleolítica é a primeira evidência de que existia música entre os neandertais e deque eles eram pessoas inovativas e sensíveis, capazes de se expressar artisticamente.

Quer aprender a tocar flauta? Aproveite esta sugestão:

Imagem: Mega Curioso Recomenda

Flauta Doce Soprano Barroca C, Yamaha

As séries 20 e 30 de flautas doce da Yamaha são projetadas para fornecer um começo perfeito na educação musical de todos. Elas oferecem uma resistência de ar ideal para controle fácil e apresentam uma precisão de entonação que você esperaria encontrar apenas em modelos mais caros.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.