6 invenções bizarras que são mais úteis do que você pensa

28/12/2021 às 11:002 min de leitura

Toda invenção nasce com uma finalidade, sendo algumas mais importantes do que outras. Sem as inovações de produtos e serviços lançadas nas últimas décadas, o mundo provavelmente seria muito diferente do que conhecemos atualmente; entretanto, algumas criações realmente pegaram muita gente de surpresa.

Veja seis invenções completamente inusitadas que atingiram um sucesso inesperado e se mostraram ser muito mais úteis do que imaginávamos.

1. Airbag para celular

(Fonte: Internet/Reprodução)

Os airbags são bastante eficazes para reduzir o impacto de um acidente de carro, mas como poderiam ser ainda mais revolucionários? Em 2018, um estudante de 25 anos revelou seu plano para acabar com as telas quebradas de celular.

Philip Frenzel, da Universidade de Aalen, na Alemanha, criou o "airbag para celular". O produto consiste em uma capa que pode ser usada normalmente, mas aciona uma almofada de proteção quando o aparelho é derrubado. Ao contrário do produto encontrado em veículos, esse airbag pode ser usado múltiplas vezes — ainda bem!

2. Tinta mais branca do mundo

(Fonte: Purdue University/Jared Pike)(Fonte: Purdue University/Jared Pike)

Em setembro de 2021, um grupo de pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA) entrou para o Guinness World Records por inventar a tinta mais branca do mundo. Qual é a utilidade desse produto? Conforme apresentado pela equipe comandada pelo professor Xiulin Ruan, a tinta é capaz de refletir 98,1% da radiação solar.

Com isso, qualquer superfície pintada com ela absorverá bem menos calor. Cômodos poderiam se resfriar sem a necessidade de ar-condicionado e até mesmo prédios inteiros se tornariam mais frescos.

3. Detector de odor corporal

(Fonte: Tanita/Divulgação)(Fonte: Tanita/Divulgação)

Uma companhia do Japão criou um detector de odor corporal para avisar os usuários da necessidade de usar desodorante. O ES-100, lançado pela Tanita em 2018, funciona como um bafômetro, mas detecta substâncias causadoras de mau cheiro em vez de álcool. 

Basta o usuário colocar a ponta do objeto perto da parte do corpo que exala o cheiro. O aparelho qualifica o odor em uma escala de 1 a 10: quanto mais alta for a nota, mais desagradável será a "fragrância". 

4. Microcâmera

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Cientistas da Universidade de Princeton (EUA) conseguiram desenvolver uma câmera do tamanho de um grão de areia. O dispositivo microscópico foi criado usando uma tecnologia inovadora que consiste em um fio de nitreto de silício coberto por 1,6 milhão de pequenos cilindros.

De acordo com os pesquisadores, a câmera é tão funcional quanto qualquer outra do mercado, mas meio milhão de vezes menor. O objetivo é que um dia esse material possa ser aprimorado para detectar e identificar objetos, como sinais de doença dentro do corpo humano.

5. Banheira para testículos

(Fonte: COSO/Divulgação)(Fonte: COSO/Divulgação)

Em 2021, a inventora Rebecca Weiss recebeu o Prêmio James Dyson por sua criação inovadora: uma banheira para testículos que usa ultrassom como uma forma de método contraceptivo para homens. O aparelho, chamado de COSO, envia raios sônicos que bloqueiam o movimento dos espermatozoides no órgão masculino. Os efeitos, entretanto, são reversíveis e duram alguns meses.

Na visão de Weiss, esse é um produto necessário em um mercado ultrassaturado de métodos contraceptivos somente para mulheres, enquanto os homens não têm muitas opções.

6. Plástico feito de esperma de peixes

(Fonte: Journal of the American Chemical Society)(Fonte: Journal of the American Chemical Society)

Pesquisadores da China desenvolveram um novo tipo inusitado de bioplástico ecológico. Segundo eles, o material emite 97% menos carbono em seu processo de fabricação do que o plástico de poliestireno comum — o que é ótimo para o planeta.

E qual é a chave para esse processo? O produto é feito com base no esperma de salmão, de onde é obtido o DNA necessário para a confecção. O material genético é misturado com óleo vegetal para criar o hidrogel, que pode ser congelado e moldado em qualquer formato.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: