Como a tinta mais branca já criada ajuda a esfriar ambientes?

24/04/2021 às 06:002 min de leitura

Engenheiros da Universidade de Purdue, em Indiana, Estados Unidos, desenvolveram uma tinta branca capaz de refletir a luz do sol a pornto de resfriar ambientes fechados. A criação, tida como um potencial meio de combate às mudanças climáticas, surge como uma ferramenta que pode substituir o ar condicionado e climatizadores, resultando em um avanço importante da ciência para o bem do meio ambiente.

Para fabricarem a tinta, os especialistas utilizaram sulfato de bário como base, aditivo incluído em cosméticos e papéis que se destaca pela sua impressionante capacidade reflexiva, sendo capaz de dispersar a luz para longe ao invés de absorvê-la. Os resultados dos testes com a substância foram impressionantes e registraram um bloqueio de 98,1% da luz solar irradiada, com uma diminuição de até 10,5?°C.

(Fonte: Joseph Peoples - Universidade de Purdue / Reprodução)(Fonte: Joseph Peoples - Universidade de Purdue / Reprodução)

"A tinta pode manter superfícies 19 graus Fahrenheit mais frias do que seus arredores ambientes à noite. Ela também pode resfriar superfícies 8 graus Fahrenheit abaixo de seus arredores sob forte luz solar durante o período do meio-dia", disse o professor Xiulin Ruan em comunicado. "A reflexão solar da tinta é tão eficaz, que até funcionou no meio do inverno. Durante um teste ao ar livre com uma temperatura ambiente de 43 graus Fahrenheit, a tinta ainda conseguiu baixar a temperatura da amostra em 18 graus Fahrenheit."

Pintura branca versus ar condicionado

A descoberta dos engenheiros configura um passo importante para o combate à geração de calor, especialmente por ser um meio sustentável e discreto de resfriamento. Em grandes construções, as cores utilizadas em paredes e em locais que exigem tinturas não funcionam apenas de forma estética, mas também como poderosos reguladores de temperatura, e a nova coloração branca pode trazer uma alternativa viável e com menos custos para administradores.

(Fonte: Jared Pike - Universidade de Purdue / Reprodução)(Fonte: Jared Pike - Universidade de Purdue / Reprodução)

"Se você usar essa tinta para cobrir uma área de telhado de cerca de 1 mil metros quadrados, estimamos que você poderia obter uma potência de resfriamento de 10 quilowatts", disse Xiulin Ruan. "Isso é mais poderoso do que os condicionadores de ar centrais usados pela maioria das casas."

Até o momento, a tinta ultrabranca é considerada o produto mais eficaz na área e surge como solução para ambientes com alto consumo de energia (natural ou mecânica). Ainda não há planos de levá-la ao mercado comum, mas certamente é um item que vale a pena ficar de olho.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: