Heldergroen: o escritório holandês que 'some' depois das 18 horas

11/01/2022 às 12:302 min de leitura

Localizado em Amsterdã, Holanda, o escritório Heldergroen vem transformando a vida de dezenas de marcas sustentáveis há pouco mais de 20 anos, inovando por meio de um serviço pioneiro no chamado "mercado verde".

Além de se destacar pela sua importância histórica e operacional no país, a empresa chama a atenção pelo método pouco convencional de cuidar dos colaboradores e evitar as horas extras, "desaparecendo" depois das 18 horas com o suporte de uma técnica vertical de arquitetura.

A sede do escritório foi desenvolvida pelo Zecc Architects e prioriza o próprio conceito ambiental da companhia, com mesas, cadeiras e os principais móveis construídos após a reciclagem de antigos postes telefônicos, peças de carro disponíveis em ferro velho e outros itens abandonados. Em horário comercial, toda a mobília fica disponível integralmente aos colaboradores em um cenário amplo e sem divisórias departamentais, mas é apenas no final do dia de trabalho que a sala faz sua mágica.

A partir das 18 horas, o sistema automático da empresa ergue as mesas com todos os computadores e acessórios distribuídos nelas por meio de guindastes, elevando os móveis para uma plataforma suspensa e abrindo a sala para que atividades laborais sejam praticadas. Além disso, as cadeiras são guardadas em gaveteiros práticos com rodinhas, que, ao serem encostados nas laterais das paredes, dão uma aparência rústica e elegante para o escritório. Confira abaixo, em vídeo, como ocorre o procedimento de abertura do espaço.

O mecanismo teatral — semelhante às técnicas de elevação de pessoas e objetos — visa comprometer os colaboradores a realizar seus trabalhos durante o período contratual, evitando extrapolamentos de horários e, consequentemente, o desgaste físico e mental.

Segundo o diretor-criativo da companhia, Sander Veenendalls, a rotina do Heldergroen intercala frequentemente os processos operacionais com festas, workshops, aulas de yoga, cursos de dança e outras atividades que requerem espaço, como forma de preservar o bem-estar das pessoas.

Você já ouviu falar de escritórios suspensos? O que você acha dessa prática pouco convencional de rotina trabalhista? Deixe a sua opinião nos comentários.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: