8 alimentos para curar a ressaca

15/01/2022 às 08:003 min de leitura

É de conhecimento geral que o consumo excessivo de álcool faz mal. Ainda assim, pode acontecer de você “enfiar o pé na jaca” algum dia e beber além da conta e o resultado dessa escolha pode chegar na forma de dor de cabeça, náuseas e fadiga. Esses são os efeitos do que popularmente conhecemos como ressaca, um lembrete do organismo de que você ultrapassou os limites.

O principal motivo para esse mal-estar é a falta de hidratação do corpo somada à inibição do hormônio antidiurético. Traduzindo: você faz mais xixi do que deveria e acaba desidratado. O ideal, além de não exagerar na bebida, é ingerir água entre um copo e outro de bebida e manter uma alimentação leve, que também vai ajudar a reverter o quadro. Para ajudar na tarefa, listamos oito alimentos, sucos e chás que ajudam a diminuir os efeitos da ressaca.

1. Ovo

(Fonte: UOL)(Fonte: UOL)

O ovo tem um antioxidante chamado acetilcisteína, que evita lesão celular e auxilia na recuperação do organismo, oferecendo proteínas, carboidratos e vitaminas do complexo B. Uma boa sugestão é comê-lo na versão mexida pela manhã, ou mesmo a versão cozida em uma opção de jantar mais leve.

2. Banana

(Fonte: Diário do Nordeste)(Fonte: Diário do Nordeste)

A banana é um grande auxiliar no combate à ressaca. Fonte de potássio, comê-la auxilia na redução deste mineral em nosso sangue, causado pela desidratação do álcool.

A banana ainda contém magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo as dores de cabeça. Por último, é fonte de vitamina B6, que atua na redução dos sintomas. Vitaminas do complexo B são importantes para o fígado, que as utiliza para acelerar o processo de desintoxicação.

3. Abacate

iStock(Fonte: iStock/Reprodução)

O abacate é um alimento rico em gorduras saudáveis, importantes por reduzirem a absorção do álcool. Essa fruta contém ácidos graxos monoinsaturados, cujo principal papel é proteger a parede das artérias, que durante a ressaca sofrem pelo aumento de toxinas no sangue. Pode ser consumida tanto pura, como com açúcar ou um pouco de sal e azeite.

4. Salmão

(Fonte: UOL)(Fonte: UOL)

O salmão é outro alimento que ajuda a curar a ressaca. Rico em alfa-cetoglutarato, enzima que minimiza os sintomas causados pelo excesso de bebidas alcoólicas, também tem ômega-3 e é fonte de vitaminas do complexo B, que reduzem a inflamação no cérebro. Para completar, ainda favorece a boa irrigação sanguínea dos tecidos, fornece oxigênio e elimina toxinas de nosso corpo.

5. Batata-doce

(Fonte: Carone)(Fonte: Carone)

Existem alguns alimentos que são ótimos ajudantes se ingeridos antes do consumo de bebidas alcoólicas. As batatas-doces, por exemplo, são fontes de carboidratos complexos e potássio, que equilibram o organismo e reduzem os efeitos do álcool.

As vitaminas A, B e C contidas na batata-doce têm propriedades antioxidantes que combatem os danos causados por radicais livres estimulados pelas bebidas. Ainda por cima, a batata-doce é fonte rápida de energia, que auxilia na diminuição das chances de hipoglicemia durante o consumo de álcool.

6. Água de Coco

(Fonte: Pão de Açúcar)(Fonte: Pão de Açúcar)

Água de coco e outras bebidas isotônicas são aliadas do corpo no combate à ressaca por auxiliarem na reidratação pós consumo excessivo de álcool. A água de coco ainda repõe sais minerais perdidos durante a farra alcoólica e, se consumida gelada, ainda ameniza a sensação de mal-estar.

7. Limonada

(Fonte: WikiHow)(Fonte: WikiHow)

Qualquer suco de fruta é ótimo no processo de reidratar o corpo porque oferece glicose e ajuda na reposição de sais minerais. Mas o diferencial da limonada é que a combinação de água e limão ajuda o fígado a processar o álcool.

Enquanto os antioxidantes da casca da fruta estimulam as enzimas do fígado, a vitamina C é boa para o sistema imunológico. Mas não basta colocar uma fatia de limão em um copo com água, é fundamental dar uma boa espremida na fruta para obter os benefícios que a limonada oferece.

8. Chá de gengibre

(Fonte: O Imparcial)(Fonte: O Imparcial)

Talvez esta seja a dica que menos lhe apeteça, mas saiba que um bom chá de gengibre auxilia no combate aos enjoos e náuseas causadas pelo consumo excessivo de álcool.

Esse conhecido remédio caseiro ajuda na eliminação do álcool do organismo e tem ação anti-inflamatória e desintoxicante. Corte uns pedaços de gengibre, coloque em uma panela com água e deixe ferver. Tome adoçado com mel ou puro.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: