Quem matou mais pessoas na história?

12/08/2022 às 08:002 min de leitura

A história da humanidade está repleta de carnificinas, guerras e assassinos a sangue frio. Muitas das pessoas responsáveis por esses crimes eram lideres de importantes nações e fizeram com que milhões de pessoas falecessem por conta de suas imparáveis ambições.

Nesse mesmo segmento, há quem tenha tirado a vida de outras pessoas com as próprias mãos — como é o caso dos serial killers — e por aí vai. Mas se pararmos para realizar contas, quem foi o responsável por matar mais pessoas ao longo de todos os tempos? Essa pergunta pode ser mais difícil de se responder do que você imagina, então veja só o que nós sabemos sobre o tema!

Incontáveis mortes

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na disputa pelo título de maior assassino de todos, alguns nomes importantes como Genghis Khan, Rei Leopoldo II e Adolf Hitler aparecem no topo das paradas. Inclusive, o líder do governo nazista surge como primeira lembrança na mente de muitas pessoas, junto ao nome do ditador soviético Joseph Stalin — que matou milhões de pessoas por conta de suas políticas rígidas.

Porém, estudos nesse campo indicam que o líder de assassinatos no mundo todo tenha sido o chinês Mao Tsé-Tung, fundador da República Popular da China. Foi ele quem governou o país de 1949 até sua morte em 1976, remodelando a nação asiática para ser uma potência comunista mundial.

Para isso, era necessário fazer o que você preciso, mesmo que isso envolvesse matar muitos habitantes chineses. Apesar da China ter conseguido um grande salto econômico em 1958, as duras políticas de Tsé-Tung fizeram com que milhões deixassem suas casas e provocou uma crise de fome generalizada. Estima-se que pelo menos 45 milhões de pessoas tenham morrido entre 1958 e 1962 devido às ações do líder chinês. 

Outros assassinos notáveis

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Além de Mao Zedong, é preciso relembrar um pouco mais sobre alguns líderes políticos que tiveram contagens de corpos semelhantes. Um deles é Genghis Khan, que governou a Mongólia entre 1206 e 1227. Durante esse tempo, ele e seus filhos desenvolveram o maior império terrestre da história e usaram de muita violência para conquistar territórios.

Estima-se que a China tenha perdido algumas dezenas de milhões de habitantes na Idade Média durante o reinado de Khan e que as forças mongóis teriam eliminado cerca de 11% da população mundial nesse meio tempo. Logo, aproximadamente 40 milhões de pessoas teriam morrido para que Khan expandisse seu império. 

Stalin, por sua vez, tem números um pouco mais difíceis de medir, mas historiadores estimam que as políticas do ditador soviético teriam causado a morte de 6 a 20 milhões de pessoas — ou até mais — por conta da fome e de algumas execuções em massa.

Já Adolf Hitler é outro nome que trouxe bastante sofrimento para a Europa, principalmente entre os anos da Segunda Guerra Mundial. O holocausto, política que pregava o extermínio de judeus e outros grupos minoritários, fez com que ao menos 11 milhões de pessoas morressem — isso sem contar com os soldados mortos em batalha.

Usando as próprias mãos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Até agora só citamos líderes políticos que causaram a morte de milhões direta ou indiretamente. Mas quem foi o indivíduo que mais matou pessoas por conta própria? Nesse sentido, o nome que mais se "destaca" é do finlandês Simo Häyhä, o atirador mais mortal da Guerra de Inverno entre a Finlândia e a União Soviética, que ocorreu entre 1939 e 1940. Durante os 100 dias de conflito, estima-se que Häyhä teria matado sozinho algo entre 500 e 542 soldados soviéticos. 

Fora do universo de guerras, Luis Garavito foi um assassino imparável. O serial killer colombiano teria estuprado, torturado e assassinado de 100 a 400 meninos entre 6 e 16 anos durante 1992 a 1999. Oficialmente, porém, Garavito confessou que teria matado aproximadamente 140 crianças.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: