Ciência
26/08/2022 às 09:00•2 min de leitura
Um dos maiores astros dos filmes de ação, o ator Sylvester Stallone costuma resistir bem às pancadas que recebe dos mais variados tipos de vilões. Mas a estrela de Hollywood não se deu bem quando encarou Pelé em uma disputa de pênaltis e acabou tendo um dedo da mão quebrado no filme Fuga para a Vitória, de 1981.
A história foi relembrada por Stallone em entrevista à BBC no ano passado. De acordo com ele, o incidente ocorreu nas filmagens do longa cuja trama se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial, levando à paralisação das gravações.
Como explicou o intérprete do Rambo, que na produção em questão atuava como o goleiro de um time de presidiários, a disputa contra o Rei do Futebol foi um dos pontos baixos da sua extensa carreira. “Que chute no traseiro eu levei! Ainda estou com um dedo quebrado por tentar defender um pênalti do Pelé”, comentou o ator.
Dando mais detalhes do incidente, Stallone disse que a bola parecia uma “bala de canhão”, pois era muito mais grossa e tinha o dobro do peso das utilizadas atualmente. Além disso, revelou acreditar não ser difícil defender o chute dado pelo craque brasileiro.
Outro ponto destacado pelo astro americano foi a grande precisão no chute do tricampeão mundial. “Ele veio para marcar um pênalti e me disse exatamente onde ia colocá-lo, então fiquei lá, mas a bola ainda passou por mim antes que eu pudesse me mover”, disse.
A bola foi parar no local exato em que o jogador da seleção brasileira havia prometido. Além de quebrar o dedo de Stallone, o pênalti batido por Pelé furou a rede e acertou uma janela do hotel onde eram filmadas as cenas.
(Fonte: IMDb/Reprodução)
Em relação à história contada na película, baseada em fatos, Pelé e Stallone fazem parte de um grupo de prisioneiros aliados, detidos em uma prisão alemã, que recebem uma proposta para jogar contra a seleção local. Enquanto a Alemanha pretende usar a partida para promover os ideais nazistas, os presos planejam fugir durante o intervalo do jogo.
O elenco traz ainda nomes como os atores Michael Caine e Max von Sydow. Também fizeram parte da trama o ex-jogador inglês Bobby Moore, capitão da seleção inglesa no título da Copa do Mundo de 1966, e o argentino Osvaldo Ardiles, campeão do mundo em 1978.
O atleta de Trinidad e Tobago Luis Fernandez, vivido por ele no filme de 1981, foi apenas uma das várias participações de Pelé no cinema e na TV. Ele esteve em produções como A Vitória do Mais Fraco, Hot Shot, Os Trapalhões e o Rei do Futebol, A Marcha e Pedro Mico, entre várias outras.
Já nas novelas, ele foi visto em Os Estranhos, História de Amor e O Clone.