Ciência
08/09/2022 às 11:30•2 min de leitura
Se você acompanhou a cobertura de imprensa sobre a morte da rainha Elizabeth, deve ter reparado que muitos veículos noticiaram o local de seu falecimento: o castelo de Balmoral, em Aberdeenshite, na Escócia. Você também deve ter se perguntado que lugar é esse e qual a importância dele para a família real britânica.
O castelo de Balmoral é uma residência de veraneio da Coroa britânica desde 1852, quando foi comprada pelo príncipe Alberto, marido da então rainha Vitória do Reino Unido. Sabe-se que o rei Roberto II da Escócia já possuía uma propriedade voltada para a caça neste mesmo local em meados do século XIV e o terreno foi sendo passado por diversas famílias da nobreza escocesa até o século XIX.
O casal real conheceu a propriedade que existia na época em 1848 e ela foi, alguns anos depois, adquirida pelo príncipe. Com o crescimento da família real, a rainha Victória passou a considerar a residência pequena, e ela foi reconstruída com a forma que tem até hoje entre 1853 e 1856.
O castelo de Balmoral em c.1860. (Fonte: Wikimedia Commons)
A rainha e sua família tinham o costume de passarem férias no castelo de Balmoral e lá aconteceram alguns momentos importantes da vida da monarca, como partes de sua infância e o pedido de casamento recebido de ser marido, o príncipe Philip. Fontes próximas à Coroa britânica afirmam que Balmoral era um dos lugares favoritos de Elizabeth II e ela passava os verões do Hemisfério Norte sempre nessa residência.
Era nesse castelo que os nobres realizavam atividades como piqueniques, passeios a pé ou a cavalo e festas em meio ao trabalho burocrático exigido pelo governo, geralmente entre os meses de agosto e outubro. Lá também cresceram o agora rei Charles III e os príncipes netos da falecida rainha. Todos estava lá quando receberam a notícia da morte da princesa Diana em 1997.
O terreno do castelo de Balmoral. (Fonte: Wikimedia Commons)
Em alguns períodos do ano, entre abril e agosto, quando a família real não está usando a propriedade, o castelo fica aberto para o público, além de possuir também opções de estadia em chalés dentro do terreno da propriedade e os visitantes ainda podem realizar atividades variadas, como pesca, jogo de golfe, entre outras coisas. No castelo em si, as pessoas podem visitar apenas o salão de festas.
Elizabeth II estava no castelo de Balmoral como tradicionalmente faz durante o verão quando sentiu uma piora na saúde. Foi lá que recebeu a primeira-ministra Liz Truss no último dia 6 de setembro para empossá-la no cargo, algo que nunca havia acontecido naquele local, mas que teve que ser feito dessa maneira por recomendação dos médicos reais.
Lá mesmo a rainha permaneceu seus últimos dias até falecer no dia 8.
Confira mais imagens do castelo de Balmoral:
Galeria 1