Artes/cultura
16/09/2022 às 07:59•2 min de leitura
O mundo recebeu, no dia 8 de setembro, a notícia da morte da rainha Elizabeth II. Com 96 anos de vida e 7 décadas de reinado, ela colecionou encontros com diversas personalidades, entre elas Papas e até mesmo santos.
A seguir, vamos relembrar quais foram esses encontros e os grandes nomes da igreja católica com os quais a monarca teve contato.
(Fonte: Gettyimages)
Para celebrar os 100 anos do retorno das relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Santa Sé, a rainha Elizabeth II e o Papa Francisco tiveram um encontro no Vaticano no mês de abril de 2014.
Na ocasião, ambos tiveram a oportunidade de conversar um pouco, e a monarca deu alguns presentes para o líder da igreja católica.
(Fonte: Gettyimages)
O antecessor de Francisco também teve a oportunidade de se encontrar com Elizabeth II. Dessa vez, a reunião aconteceu durante uma visita de Bento XVI ao Reino Unido em setembro de 2010.
O encontro foi bem agradável para ambos, e o agora papa emérito chegou a classificá-lo como "bastante cordial e caracterizado pela troca de preocupações com o bem-estar das pessoas e a função dos valores do Cristianismo na sociedade".
(Fonte: Gettyimages)
Um dos santos recentes da igreja católica, Papa João Paulo II (que agora atende por São João Paulo II) também teve a chance de entrar em contato com a rainha Elizabeth II em três ocasiões diferentes.
Na primeira reunião que aconteceu no Vaticano em 1980, Elizabeth II estava acompanhada de seu esposo, príncipe Philip. Já em maio de 1982 o então Papa João Paulo II foi até o Palácio de Buckingham, e a última reunião foi em outubro de 2000, quando a rainha viajou até o Vaticano para um encontro particular.
Vale lembrar que a canonização de João Paulo II aconteceu em 2014, marcando o segundo santo em ordem cronológica conhecido pela monarca.
(Fonte: Gettyimages)
A única santa conhecida em vida pela rainha Elizabeth II foi Madre Teresa de Calcutá. O encontro em questão aconteceu em 1983 e, apesar de não ter uma quantidade abundante de detalhes, na ocasião a monarca recebeu da madre como presente uma placa de Ordem do Mérito.
Voltando um pouco mais no tempo, Elizabeth II e príncipe Philip tiveram uma audiência com o Papa João XXIII em maio de 1961. Vale lembrar que a canonização de São João XXIII e São João Paulo II aconteceu no mesmo dia, então pela lógica histórica João XXIII foi o primeiro santo conhecido pela rainha.
Esse encontro mais antigo marcou o primeiro contato de Elizabeth II com um Papa. Porém, o bate-papo em questão aconteceu em 1951, um ano antes de ela se tornar a rainha do Reino Unido.